Eleições 2022

Veja quem são os candidatos a governador de Rondônia em 2022

Disputa pelo Palácio Rio Madeira tem sete nomes confirmados para o pleito de outubro

candidatos a governador Rondônia
Palácio Rio Madeira - Sede do governo do estado de Rondônia / Crédito: Secom/ Governo de Rondônia

A corrida eleitoral para ocupar a cadeira no Palácio Rio Madeira pelos próximos quatro anos tem sete candidaturas oficializadas pelas convenções partidárias. Os candidatos a governador de Rondônia nas eleições de 2022 irão disputar a preferencia dos eleitores no dia 2 de outubro. O segundo turno, caso necessário, ocorre no dia 30 do mesmo mês.

O atual governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), busca a reeleição e tem como principais concorrentes o senador Marcos Rogério (PL) e o deputado federal Léo Moraes (Podemos).

Os candidatos a governador de Rondônia podem ser indicados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral.

Confira a lista com os candidatos a governador de Rondônia em 2022

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Coronel Marcos Rocha (União Brasil)

Atual governador de Rondônia (RO) e ex-chefe do centro de inteligência da Polícia Militar do estado, Marcos Rocha é candidato à reeleição pelo União Brasil. Nascido no Rio de Janeiro, Rocha iniciou a vida profissional no Exército Brasileiro e depois ingressou na Polícia Militar de Rondônia. Formado em Administração com especialização em Metodologia do Ensino Superior, Rocha atuou como professor universitário e como secretário Municipal de Educação de Porto Velho. Em 2018, disputou sua primeira eleição, se candidatou a governador de Rondônia pelo PSL e foi eleito no segundo turno. É filiado ao União Brasil, resultado da fusão de seu antigo partido, o PSL, com o DEM.

Comendador Valclei Queiroz (Agir)

Valclei Queiroz da Silva, conhecido popularmente como Comendador Valclei, 45 anos, é empresário do ramo de mineração. Nascido no distrito de Jaci-Paraná (RO), em Porto Velho (RO), Queiroz é formado em técnicas agrícolas e eletrotécnica. Trabalhou como garimpeiro até se tornar empresário no setor. Queiroz disputou o governo no estado em 2018, pelo PMB, mas não obteve sucesso. Atualmente, é presidente estadual do Agir e foi anunciado como candidato a governador de Rondônia (RO) nas eleições de 2022.

Ivo Cassol (PP)

Nascido em Concórdia (SC), Ivo Cassol, de 63 anos, é ex-governador de Rondônia e ex-senador. Sua trajetória política começou em 1996, quando foi eleito prefeito do município de Rolim de Moura (RO). Ocupou a cadeira de chefe do Executivo estadual após vencer as eleições de 2002 e foi reeleito em 2006. Já em 2010, ele renunciou ao governo para disputar o Senado e foi eleito. Em 2013, Cassol foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a quatro anos de prisão pela acusação de fraudar licitações quando era prefeito de Rolim de Moura. Ivo Cassol é candidato a governador de Rondônia (RO) em 2022 pelo PP.

Daniel Pereira (Solidariedade)

Daniel Pereira é ex-governador de Rondônia e líder sindical no estado. Nascido em Luiziana (PR), Pereira esteve à frente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Rondônia por seis anos e foi o fundador do Sintero, o Sindicato da Educação de Rondônia. Ele foi vereador do município de Cerejeiras pelo PT, deputado estadual por dois mandatos e, em 2014, foi eleito vice-governador na chapa de Confúcio Moura. Pereira assumiu o governo de Rondônia após a renúncia de Moura para disputa ao Senado. Foi oficializado pelo Solidariedade como candidato ao governo de Rondônia (RO) em 2022.

Léo Moraes (Podemos)

Léo Moraes é deputado federal filiado ao Podemos. Nascido em Foz do Iguaçu (PR) e formado em Direito, Moraes foi eleito pela primeira vez como vereador de Porto Velho em 2012. Elegeu-se deputado estadual de Rondônia em 2014. Em 2016, tentou a prefeitura de Porto Velho (RO), mas perdeu a disputa no segundo turno. Já em 2018, concorreu a uma vaga na Câmara Federal e foi eleito. Agora, é candidato a governador de Rondônia (RO) nas eleições de 2022.

Marcos Rogério (PL)

Formado em Direito e mestre em Administração Pública, Marcos Rogério é senador e jornalista. Natural do município de Ji-Paraná (RO), Rogério iniciou sua trajetória política como vereador de sua cidade natal, foi deputado federal por dois mandatos e eleito senador em 2018. Durante sua passagem pela Câmara, foi membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Anteriormente, ele atuou como radialista e repórter da TV Rondônia, afiliada da Rede Globo. No Senado, ganhou notoriedade na CPI da Pandemia no ano passado. Agora, Marcos Rogério é candidato a governador de Rondônia (RO) pelo PL nas eleições de 2022.

Pimenta de Rondônia (PSOL)

Nascimento Antônio da Silva, mais conhecido como Pimenta de Rondônia, é candidato a governador de Rondônia (RO) pelo PSOL. Nascido no munícipio de Cidade Gaúcha (PR), Pimenta é comerciante e disputará pela terceira vez a cadeira no Palácio Rio Madeira. Ele foi candidato ao governo em 2014 e 2018. Também já concorreu ao cargo de prefeito de Porto Velho em 2020.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis