
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Reeleito em outubro para cumprir seu quinto mandato consecutivo, Teixeira é reconhecido pelo bom trânsito na área jurídica. Ele é mais um petista a ser apontado como ministro.
Advogado, Luís Paulo Teixeira Ferreira participou da coordenação da campanha de Lula ao Planalto. Durante a transição, integrou o grupo técnico de Justiça e Segurança Pública.
No período, trabalhou pela aprovação da PEC da Transição, que abre espaço no teto de gastos para o cumprimento de propostas feitas nas eleições, incluindo o pagamento do Bolsa Família no valor de R$ 600 e o adicional de R$ 150 para famílias com crianças de até seis anos.
Teixeira nasceu em maio de 1961 em Águas da Prata, no interior de São Paulo, e mudou-se para a capital paulista na década de 1970. Ele cursou Direito na Universidade de São Paulo e obteve o título de mestre em Direito Constitucional pela mesma instituição.
Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores ainda jovem, em 1980. Antes de se tornar parlamentar, presidiu o diretório zonal no bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital, tornando-se depois subprefeito no governo de Luiza Erundina. Também foi monitor da Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem) e chefe de gabinete do prefeito do município de Franco da Rocha (SP).
Elegeu-se deputado estadual por São Paulo na eleição de 1994 e foi reeleito no pleito seguinte. Depois, em 2001, foi nomeado secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, cargo que exerceu até 2004, durante o mandato de Marta Suplicy na prefeitura da capital paulista. Naquele ano, foi eleito vereador do município de São Paulo.
Sentou pela primeira vez em uma cadeira da Câmara dos Deputados em 2007 e de lá não havia saído até hoje. Como deputado federal, foi um dos autores dos projetos que deram origem às leis como a do Vale-Gás e a de apoio a artistas e trabalhadores da cultura (Lei Aldir Blanc). Também compôs diversas comissões, entre as quais a de Comunicação e Informática.