perfil

Quem é Juscelino Filho, ministro das Comunicações de Lula

Nomeação do deputado fez parte dos ajustes de última hora para acomodar o União Brasil no primeiro escalão do governo

Juscelino Filho
Deputado e futuro ministro das Comunicações, Juscelino Filho / Crédito: Roque de Sá / Agência Senado

O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA) foi o escolhido pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser o novo ministro das Comunicações. O anúncio foi feito pelo presidente no dia 29 de dezembro do ano passado.

A indicação foi um dos ajustes de última hora realizados para acomodar o União Brasil no primeiro escalão do próximo governo. Juscelino Filho desbancou o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), um dos principais cotados para assumir a pasta. Teixeira foi indicado para comandar o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

José Juscelino dos Santos Rezende Filho nasceu em 1984 no município de São Luís (MA). Formou-se médico pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) e é vice-líder de seu partido na Câmara dos Deputados. Atualmente, está em seu segundo mandato e foi reeleito para o terceiro nas eleições de outubro com 142.419 votos.

O parlamentar é filho de José Juscelino dos Santos Rezende, ex-prefeito de Vitorino Freire (MA).

Na Câmara dos Deputados, trabalhou pela aprovação da PEC da Transição, que tirou do teto de gastos recursos para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil (que voltará a ser chamado de Bolsa Família) de R$ 600, com o acréscimo de R$ 150 por criança de até seis anos, e o reajuste do salário mínimo acima da inflação.

Em 2016, votou a favor do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). “Deus nos abençoe! Vamos aprovar o impeachment!,” disse em abril daquele ano.

Juscelino Filho sucedeu Maria Estella Dantas no Ministério das Comunicações, que atuava como interina após a exoneração de Fábio Faria, ministro do governo de Jair Bolsonaro.