Perfil

Quem é José Múcio Monteiro, indicado de Lula para o Ministério da Defesa?

Ex-presidente do TCU será o primeiro civil a ocupar a pasta em cinco anos

José Múcio Monteiro, ministro da defesa de lula
José Múcio Monteiro, ex-presidente do TCU e indicado para o Ministério da Defesa / Crédito: Flickr / TCU

Indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Ministério da Defesa nesta sexta-feira (9/12), José Múcio Monteiro tem uma extensa carreira na vida pública. Foi deputado federal por quase duas décadas, integrou a equipe do segundo governo de Lula e presidiu o Tribunal de Contas da União (TCU).

A indicação para o novo ministro não surpreende. Múcio era um dos principais cotados para a Defesa em razão de seu perfil articulador e do bom trânsito nas Forças Armadas. Ele assumirá o lugar de Paulo Sérgio Nogueira e se tornará o primeiro civil a chefiar a pasta desde Raul Jungmann, no governo de Michel Temer (MDB).

Múcio foi ministro de Relações Institucionais durante a administração petista de 2007 a 2009, ano em que foi indicado para compor o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele aposentou-se do cargo no fim de 2020, antes de bater a idade máxima, de 75 anos.

Quando estava de saída da Corte de Contas, foi bastante elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro. “Se a saudade [da vida pública] lhe bater, venha para cá. Estará entre nós, pode ter certeza, no nosso primeiro time, para do outro lado, aqui do Executivo, traçarmos e bem fazemos política para o futuro da nossa nação. Zé Múcio, se me permite, eu sou apaixonado por você, Zé Múcio. Gosto muito de vossa excelência.”

Natural de Recife (PE), Múcio nasceu em 25 de setembro de 1948 e se formou em engenharia civil pela Escola Politécnica de Pernambuco. Foi vice-prefeito de Rio Formoso e eleito prefeito do mesmo município, mas abandonou o cargo para assumir a presidência da então estatal Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Saiu, em seguida, para ser secretário dos Transportes, Comunicação e Energia do estado.

O primeiro dos cinco mandatos como congressista teve início em 1991, quando o político era filiado ao PFL. Ele seguiu por lá por mais duas candidaturas até partir para o PSDB e, depois, para o PTB.

Como ministro do TCU, Múcio foi um dos que votou pela reprovação das contas de 2014 da então presidente Dilma Rousseff (PT). À época, disse em entrevista ao “Estadão” que não foi uma decisão fácil. “Mas foi tratada com voto calcado no relatório de 14 técnicos do tribunal, que se debruçaram sobre isso durante um ano. De maneira que não é um voto político, mas um voto técnico”. No ano seguinte, como relator da matéria, o ministro recomendou novamente a rejeição das contas da ex-presidente.

Múcio será responsável pela ligação direta entre o governo de Lula e as Forças Armadas. A articulação é vista como importante para apaziguar os ânimos após a gestão do presidente Jair Bolsonaro. Múcio será o pivô nessa empreitada.