
O próximo ministro das Cidades será o filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e irmão mais velho do governador reeleito Helder Barbalho (MDB), Jader Filho. Ele é empresário do setor de comunicação e preside atualmente o diretório do MDB no Pará. Sua nomeação cumpre uma das cotas do partido no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Ministério das Cidades foi uma das pastas fundidas pelo governo Jair Bolsonaro (PL) e integradas ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Ela foi criada pelo ex-presidente Lula em 2003 e voltará a existir em seu terceiro mandato.
O comando da estrutura foi disputado por atores do centrão e líderes do MDB. A indicação de Jader Filho é uma vitória do governador Helder Barbalho, um dos principais cabos eleitorais de Lula nas eleições deste ano, e da bancada de seu partido na Câmara federal. A sigla elegeu 42 deputados, dentre os quais nove paraenses.
Jader Filho é de uma família com longa tradição no estado. Assim como o pai e o irmão, seu avô, Laércio Barbalho, foi uma figura de expressão. Ele foi deputado estadual em várias legislaturas e idealizou o projeto do Diário do Pará, que hoje Jader dirige.
O jornal pertence ao Grupo Rede Brasil Amazônia (RBA), que também possui emissoras de rádio e televisão em seu guarda-chuva. O controle acionário do conglomerado está com a família Barbalho.