perfil

Quem é Gonçalves Dias, que chefiará o Gabinete de Segurança Institucional de Lula

General da reserva, Gonçalves Dias assumirá o posto ocupado hoje por Augusto Heleno

Gonçalves Dias
Gonçalves Dias, futuro chefe do GSI / Crédito: Ricardo Stuckert

O general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias será o comandante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Gonçalves Dia é  um dos 16 nomes anunciados em entrevista coletiva nesta quinta-feira (29/12) para compor o primeiro escalão do próximo governo.

Conhecido como o “general de Lula”, ele chefiou a segurança da presidência nos primeiros oito anos que o petista ocupou o cargo enquanto ainda era major e tenente-coronel. Sob a administração da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), dirigiu a Coordenadoria de Segurança Institucional. Foi promovido a general no governo dela.

Também comandou a 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, de onde saiu para ser diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social.

Gonçalves Dias assumirá o posto ocupado hoje pelo general Augusto Heleno e terá a missão de oferecer assistência direta ao presidente quando o assunto for segurança e acompanhar questões com potencial de risco à estabilidade institucional.

No próximo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o GSI continuará a ter status de ministério.

Além do general, foram anunciados hoje como futuros ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), André de Paula (Pesca), Carlos Lupi (Previdência), Jader Filho (Cidades), Juscelino Filho (Comunicações), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Ana Moser (Esporte), Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento), Daniela do Waguinho (Turismo), Sônia Guajajara (Povos Originários) e Renan Filho (Transportes).

Com a divulgação desta quinta-feira, cada um dos 37 ministérios previstos para a próxima gestão já tem um nome designado para a sua condução.