
No mais novo episódio de Paredes São de Vidro, podcast do JOTA que nesta temporada desvenda as urnas eletrônicas, o voto impresso é o tema central. O que ganhamos com as urnas eletrônicas e do que nos livramos? Será que o futuro da urna está no papel?
Em sua segunda temporada, o podcast Paredes São de Vidro volta a revelar os bastidores do alto escalão da Justiça brasileira. O sistema eleitoral é dissecado em seis episódios que atravessam as décadas desde as fraudes do passado até as atuais desconfianças sobre as urnas.
A série de episódios tem o patrocínio do YouTube Brasil e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o apoio institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A evolução da urna eletrônica é narrada no quinto episódio desta temporada do podcast, já disponível no YouTube e nas plataformas de áudio. Embora o design seja em grande parte mantido, de acordo com o que o eleitor já está acostumado, o software e os mecanismos de segurança são atualizados após todas as eleições. A tentativa é ter sempre a melhor tecnologia possível.
O penúltimo episódio da temporada também conta como as urnas eletrônicas melhoraram a acessibilidade, principalmente para eleitores analfabetos, diminuindo a proporção de votos brancos e nulos.
E adentra na discussão mais recente: teremos um novo encontro marcado com a discussão do voto impresso em um futuro próximo?
Ouça ao episódio 5: Voto impresso: você conta ou eu conto?
Todos os episódios anteriores estão disponíveis em uma playlist no Youtube e em outros tocadores.