Apuração paralela

Paredes São de Vidro: Como Bolsonaro usou as urnas em uma perigosa estratégia

Último episódio desta temporada do podcast narra as mudanças de discurso de desconfiança nas eleições feito pelo presidente

urna bolsonaro
Crédito: Raoni Arruda

O último episódio de Paredes São de Vidro, podcast do JOTA que nesta temporada desvenda o sistema eleitoral, conta como a urna eletrônica se tornou peça central para uma estratégia antidemocrática. O programa que encerra a segunda temporada com este episódio dá a reposta definitiva sobre a segurança da apuração de votos nas eleições brasileiras.

Nesta temporada, o podcast Paredes São de Vidro voltou a revelar os bastidores do alto escalão da Justiça brasileira. O sistema eleitoral foi dissecado em seis episódios que atravessam as décadas desde as fraudes do passado até as atuais desconfianças sobre as urnas.

A série de episódios tem o patrocínio do Youtube Brasil e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o apoio institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já disponível no Youtube e em plataformas de áudio, o último episódio revela a estratégia de ataque ao sistema eleitoral do presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Após anos questionando a confiabilidade da tecnologia e demandando impressoras para atestar os votos, ele, recentemente, mudou de discurso e passou a defender o que chama de apuração paralela. 

A desconfiança se voltou das urnas para quem supostamente totaliza os votos –os ministros do TSE, que fariam parte, segundo o discurso bolsonarista, de um complô para impedir que o presidente seja reeleito. O episódio relembra a operação hollywoodiana que seria necessária para um eventual roubo pela Justiça Eleitoral – na prática, impossível, como foi contado no quarto episódio da temporada. 

Ouça ao sexto episódio “Eleições Precisam Acabar ou Bolsonaro Em Conflito”: 

 

Todos os episódios anteriores estão disponíveis em uma playlist no Youtube e em tocadores de áudio.