Pauta ambiental

Para os eleitores, como o governo deve atuar em relação ao desmatamento?

Pesquisa do JOTA e do IBPAD entrevistou 5 mil brasileiros sobre políticas públicas e direitos civis

Desmatamento ilegal na região de Castelo dos Sonhos, em Altamira (PA) | Foto: Felipe Werneck/ Ibama

A população brasileira valoriza o respeito ambiental e entende que esse é um dever do poder público. Para 90% dos eleitores, o governo deve adotar políticas enérgicas para combater o desmatamento e preservar o meio ambiente – 4,5% são contrários a esse tipo de medida, de acordo com pesquisa do Nosso Papo Reto, iniciativa do JOTA e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Para responder a essa e outras questões envolvendo temas de interesse nacional, foram entrevistados cerca de 5 mil eleitores brasileiros. Além de a maioria concordar nesse ponto, esse é um tema em que pessoas de espectros políticos diferentes têm opiniões parecidas.

Para 90% dos potenciais eleitores de Lula (PT) e igual número dos de Jair Bolsonaro (PL), o governo deve ter a postura de enfrentar o desmatamento e resguardar o meio ambiente. A proporção é de 98% entre os que disseram preferir Ciro Gomes (PDT) ou Simone Tebet (MDB).

As opiniões entre grupos políticos são parecidas, mas a percepção do que eles pensam sobre polos opostos não reflete isso. As pessoas de que se classificaram como de esquerda acreditavam que 62% dos eleitores de direita concordariam com a afirmativa, mas a proporção real foi de 89%, por exemplo.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

O site Nosso Papo Reto demonstra que o diálogo entre pessoas que votam em candidatos de polos opostos ou têm opiniões distintas é possível – e, mais do que isso, recomendável.

Os resultados da pesquisa deram origem a um quiz do Nosso Papo Reto em que os participantes são convidados a tentar adivinhar como pensam os apoiadores de outros grupos políticos sobre temas relevantes da agenda nacional. Ao fim, há uma comparação entre a expectativa de resposta e o que o outro grupo respondeu.