Quiz

O que os eleitores de Lula e Bolsonaro pensam sobre facilitar o acesso a armas?

Jogue o quiz Nosso Papo Reto e saiba a opinião de eleitores de diferentes candidatos sobre temas como desmatamento e racismo

Crédito: Unsplash

“O governo deveria facilitar mais o acesso a posse e porte de armas de fogo?” O tema divide os eleitores de Lula (PT) e de Jair Bolsonaro (PL), mas o projeto Nosso Papo Reto mostra que há pontos de convergência entre apoiadores dos diferentes candidatos e espaço para o diálogo.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

No total, 44% dos brasileiros ouvidos discordam muito dessa proposta, enquanto outros 16,5% discordam parcialmente. Do outro lado, 31% concorda em alguma medida com facilitar acesso às armas. Embora haja uma maioria clara na rejeição a essa hipótese na sociedade, o perfil muda quando se consideram os candidatos que cada pessoa tem preferência. Os dados são de uma pesquisa nacional feita pelo JOTA e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Entre potenciais eleitores de Lula (PT), 16,5% responderam positivamente à questão, contra 66,3% dos apoiadores de Bolsonaro (PL). Quem prefere Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) respondeu de forma afirmativa em 14% e 5% dos casos, respectivamente.

Apesar da distância entre os prováveis eleitores de Bolsonaro e os de outros candidatos na questão sobre as armas, há parcela relevante de respostas semelhantes. Ao mesmo tempo, a pesquisa demonstrou que, geralmente, os apoiadores de um ou outro lado não sabem exatamente a opinião do polo oposto – quando, muitas vezes, elas são até semelhantes.

Os resultados da pesquisa deram origem a um quiz em que os participantes são convidados a tentar adivinhar como pensam os apoiadores de outros grupos políticos sobre temas relevantes da agenda nacional. Ao fim, há uma comparação entre a expectativa de resposta e o que o outro grupo respondeu. Jogue o game no site Nosso Papo Reto.

O site Nosso Papo Reto demonstra que o diálogo entre pessoas que votam em candidatos de polos opostos é possível – e, mais do que isso, recomendável – e que temos mais opiniões semelhantes do que imaginamos. Mesmo nas divergências, há margem para o debate saudável.

O site Nosso Papo Reto é uma iniciativa do JOTA, com apoio do IBPAD e patrocínio do YouTube, baseada em uma pesquisa nacional com cerca de 5 mil respondentes sobre políticas públicas e temas de interesse nacional.