
A TV Globo promove nesta sexta-feira (28/10), às 21h30, o último debate eleitoral antes da realização do segundo turno, que ocorrerá neste domingo (30/10). Nele, os candidatos à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estarão frente a frente novamente e pela última vez antes das eleições presidenciais. O último encontro entre ambos aconteceu no debate da TV Bandeirantes (16/10).
Mediado pelo apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, o debate entre os dois candidatos será dividido em quatro blocos, em que ambos poderão falar livremente durante alguns momentos, enquanto em outros, os presidenciáveis deverão debater sobre temáticas escolhidas pela equipe jornalística da TV Globo. Ao final do debate, Bolsonaro e Lula terão 1 minuto e 30 segundos para suas considerações finais.
Assista a partir das 19h deste sábado (29/10) o GPS Eleitoral, do JOTA, com a análise das últimas pesquisas antes do segundo das eleições 2022
Ambos confirmaram presença?
No início da corrida presidencial, a campanha do presidente Jair Bolsonaro confirmou sua participação em todos os debates agendados no período eleitoral, o que se confirmou durante o segundo turno. Seu adversário, o ex-presidente Lula, também confirmou presença no embate da Rede Globo.
Caso um dos candidatos não comparecesse, a TV Globo pretendia sabatinar durante 30 minutos o postulante que estivesse nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Na sabatina, o apresentador William Bonner faria as perguntas específicas que seriam direcionadas aos candidatos durante o bloco de temas escolhidos pela emissora.
Que horas se inicia o debate?
O debate presidencial tem início às 21h30, após a transmissão da novela Travessia. A previsão de duração do embate entre os candidatos é de 1 hora e 30 minutos, ou seja, se estendendo até às 23h.
Por onde acompanhar o debate?
O debate entre os dois candidatos será transmitido abertamente na TV Globo e poderá ser acompanhado também na GloboNews e pelo G1, além da plataforma de streaming da emissora, o Globoplay.
Como vai funcionar o debate?
O debate será divido em 4 blocos e cada postulante será responsável pela administração de seu tempo, que não poderá ser levado para o próximo bloco caso não seja totalmente utilizado. Serão 2 blocos com temas livres e os outros 2 com temáticas já determinadas pela equipe da emissora.
O primeiro bloco terá duração de 30 minutos e cada candidato possui 15 minutos para usar com perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Como definido pelo sorteio da emissora, o presidente Bolsonaro será o primeiro a fazer uma pergunta ao seu adversário, o ex-presidente Lula.
Já o segundo bloco conta com duas rodadas de 10 minutos e, dentro dele, os candidatos deverão escolher um dos temas determinados pela Globo. Assim, os postulantes terão 5 minutos para discutirem sobre as temáticas em cada uma das rodadas do bloco.
No terceiro bloco, a dinâmica de participação será a mesma do primeiro. Nele, os dois candidatos terão 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Diferente do primeiro, no terceiro bloco o candidato Lula inicia a rodada de perguntas.
Por fim, o quarto bloco segue o mesmo modelo do segundo. Serão duas rodadas de 10 minutos cada com os temas já determinados pela equipe jornalística da Rede Globo, e cada candidato recebe 5 minutos em cada uma delas. Ao final do bloco, os dois terão 1 minuto e 30 segundos para fazerem suas considerações finais.
Assim como no debate do primeiro turno entre os 7 candidatos à presidência, Lula e Jair Bolsonaro terão direito de resposta caso tenham sofrido alguma ofensa de seu oponente — para realizar o pedido, os postulantes deverão levantar a mão. Após a solicitação, o caso será analisado pela produção. Se concebido o direito de resposta, o candidato terá 1 minuto para fazer a sua defesa.