Política

Doria avisa a aliados que desistiu da candidatura à presidência da República

Anúncio provocou crise sem precedentes no PSDB. Governador falará em entrevista coletiva às 16h desta quinta-feira (31/3)

Doria desistiu presidência
O Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB) / Crédito: Flickr/@governosp

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comunicou a seu vice, Rodrigo Garcia (PSDB), e aliados que não vai mais deixar o cargo e desistiu de disputar a Presidência da República nas eleições 2022.

João Doria disse a Rodrigo Garcia que não disputará a reeleição e o apoiaria, mas o vice reagiu, pois esperava justamente assumir o cargo para que sua candidatura ganhasse tração. Rodrigo Garcia também disse ao governador que só migrou do DEM para o PSDB diante da promessa de assumir o estado nos próximos nove meses.

O movimento de Doria provocou reações imediatas no PSDB paulista. Deputados estaduais do partido afirmaram que passariam a defender um impeachment do governador.

Rodrigo Garcia decidiu acelerar sua desincompatibilização da Secretaria de Governo, o que já seria obrigado a fazer caso quisesse disputar a eleição.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

A atitude de Doria foi vista por setores do PSDB como chantagem. A visão é que uma derrota na disputa para o governo paulista poderia ser o fim do partido. E ao ficar no cargo e dificultar as chances de Garcia, Doria estaria se vingando de parte da cúpula da legenda que convenceu Eduardo Leite a ficar no PSDB para tentar uma troca de candidatura presidencial até o período das convenções.

A situação ainda é de muita incerteza e diversas conversas políticas vão acontecer ao longo do dia. Há uma romaria de caciques tucanos em direção ao Palácio dos Bandeirantes.

Doria cancelou parte da agenda e manteve apenas uma reunião com prefeitos às 16h, na qual anunciará sua decisão. Mas o prazo final de desincompatibilização é dia 2 de abril.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.