
Em 1995, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) projetava as máquinas que substituíram os votos em papel, os técnicos do tribunal sugeriram um nome diferente para o equipamento que hoje chamados de urna eletrônica. Esse é o tema do décimo terceiro episódio da série no TikTok desenvolvida pelo JOTA para combater a desinformação nas eleições.
O vídeo mostra que os técnicos deram o nome de “Coletor Eletrônico de Votos”. A sigla seria CEV. Mas um dos juízes do TSE não gostou dessa ideia e sugeriu que o nome fosse Urna Eletrônica, a sigla UE (uma inspiração que foi buscada na União Europeia). A sugestão foi acolhida e até hoje é assim que chamamos o equipamento.
Além disso, o vídeo menciona que as urnas foram inicialmente utilizadas nas eleições de 1996, mas só foram testadas nas capitais dos estados e nas cidades com mais de 200 mil habitantes. Já em 2000, elas foram usadas nas eleições de todas as cidades do país.
A série especial produzida pelo JOTA conta com o patrocínio do TikTok e o apoio institucional do TSE. Serão ao todo 15 vídeos publicados na plataforma digital até o final destas eleições, com entrevistas e material jornalístico de cobertura.
Veja abaixo o décimo terceiro vídeo da série sobre urnas eletrônicas:
@jotainfo Saiba qual foi o primeiro nome da urna eletrônica. Produção JOTA, patrocínio @tiktokbrasil #urnaseletronicas #eleicoes #eleicoes2022 #tse