Eleições 2022

Pesquisa Genial/Quaest

Datena lidera intenção de votos para o Senado em SP, mas tem rejeição de 44%

Apresentador aparece com 28% contra 16% de Moro, aponta pesquisa Genial/Quaest

Datena candidato ao senado
O apresentador José Luiz Datena / Crédito: Reprodução

O apresentador José Luiz Datena (PSC) lidera a disputa por uma vaga no Senado por São Paulo, segundo aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira (12/5). Ele aparece com 28% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que tem 16%. A candidatura de Moro ao Senado é cogitada, mas ainda não é confirmada.

Nesse mesmo cenário, o ex-governador Márcio França (PSB) tem 11%, enquanto a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede) e o ex-presidente da Fiesp Paulo Skaf (Republicanos) aparecem com 10%, cada. (Veja os números no gráfico ao fim da reportagem)

Datena consegue seu melhor desempenho entre aqueles com baixa renda (menos de dois salários mínimos), com ensino fundamental e entre evangélicos.

Embora seja o melhor colocado na disputa, Datena também está entre aqueles com maior rejeição – atrás de Moro (com 50%) e de Marina Silva (47%). Segundo o levantamento, 44% dos eleitores do estados conhecem e não votariam no apresentador de forma alguma. Outros 22% afirmaram conhecer Datena e que o elegeriam, enquanto que 28% responderam que sabem quem ele é e que poderiam votar nele. (Veja os números no gráfico ao fim da reportagem)

A pesquisa foi realizada com 1.640 eleitores entre os dias 6 e 9 de maio. A margem de erro é de 2.4 pontos percentuais. O levantamento foi protocolado na Justiça Eleitoral sob o número SP-00620/2022.

Pesquisa Genial/Quaest