Eleições 2022

Confira quem são os pré-candidatos a governador do Tocantins em 2022

Atualmente, cinco nomes são cotados na corrida eleitoral para o Palácio Araguaia

candidatos a governador Tocantins
Palácio Araguaia - Sede do governo do Tocantins | Crédito: Renato Alves da Costa/ Wiki Commons

A disputa pela cadeira no Palácio Araguaia está marcada para outubro, mas os partidos já começaram a anunciar seus pré-candidatos a governador do Tocantins Atualmente, são cinco nomes cotados para concorrer ao governo tocantinense  nas eleições de 2022.

Em pesquisas de intenção de voto, os nomes de Ronaldo Dimas (PL) e do atual governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) são os mais citados pelos eleitores.

Vale lembrar que os candidatos a governador do Tocantins podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto.

Confira lista dos possíveis candidatos a governador do Tocantins:

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Wanderlei Barbosa é apontado como pré-candidato a governador pelo Republicanos ao governo de Tocantins. Ele assumiu o cargo de governador do TO após a renúncia de Mauro Carlesse, em março de 2022. Nascido em Porto Nacional (TO), Barbosa foi vereador de sua cidade natal e de Palmas, onde presidiu a Câmara Municipal ao longo de quatro anos. Em 2010, se elegeu como deputado estadual e foi reeleito em 2014.

Ronaldo Dimas (PL)

Nascido em Frutal (MG) e formado em engenharia civil, Ronaldo Dimas é pré-candidato a governador do Tocantins nas eleições de 2022 pelo Podemos. Dimas foi deputado federal e prefeito de Araguaína por dois mandatos consecutivos. Ele foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins também por dois mandatos, entre 1997 e 2003, e secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano no Governo do estado do Tocantins, de 2011 a 2012.

Paulo Mourão (PT)

Paulo Mourão é engenheiro agrônomo e pré-candidato a governador do Tocantins nas eleições 2022 pelo PT. Natural de Cristalândia (TO), Mourão iniciou sua trajetória política ao ser eleito deputado federal em 1988 pelo PDS. Foi prefeito do município de Porto Nacional e se elegeu deputado estadual pelo Tocantins em 2014. Tentou se candidatar ao Senado em 2010 e 2018, mas não recebeu votos suficientes.

Laurez Moreira (PDT)

O ex-prefeito de Gurupi (TO), Laurez Moreira, é advogado e possível candidato a governador do Tocantins nas eleições 2022 pelo PDT. Nascido em Dueré (TO), Moreira foi procurador do Estado do Tocantins antes de iniciar a vida política em 1980, quando se filiou ao PMDB. Dois anos depois foi eleito vereador por sua cidade natal. Já ocupou o cargo de deputado estadual e federal.

Osires Damaso (PSC)

Natural de Campinorte (GO), Osires Damaso é empresário e deputado federal filiado ao PSC. Sua trajetória política começou em 2000, quando disputou a prefeitura de Paraíso do Tocantins, mas não se elegeu. Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo Democratas, partido que presidiu entre 2011 e 2013. Em 2018, foi eleito deputado federal. Atualmente, ele preside o PSC no Tocantins e é apontado como pré-candidato a governador do estado em 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.