Eleições

Como os eleitores de Bolsonaro e Lula se posicionam sobre casamento homoafetivo?

Pesquisa do JOTA e do IBPAD ouviu 5 mil brasileiros sobre temas de interesse nacional, como desigualdade e meio ambiente

casamento homoafetivo lula bolsonaro
Crédito: Unsplash

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), há mais de uma década, casais homoafetivos têm o direito a firmar união estável – desde 2013, os cartórios de todo o país também não podem se recusar a celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A garantia teve de ser observada pelo Judiciário, já que o Congresso Nacional, desde 1988, nunca aprovou nenhuma lei sobre direitos LGBTQIA+.

Hoje, a maioria dos brasileiros é favorável ao direito de casais homossexuais se casarem legalmente. Entre 5 mil brasileiros entrevistados pelo Nosso Papo Reto, projeto do JOTA e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), 57% concordam que casais homossexuais devem ter este direito.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

Porém, o assunto ainda gera dissenso na sociedade, já que 30% dos brasileiros ouvidos disseram ainda discordar dele.

O tema é, frequentemente, pauta eleitoral. Para 74% dos eleitores que disseram preferir Simone Tebet (MDB) como candidata à Presidência, o casamento homoafetivo é um direito. Têm a mesma opinião 71% dos entrevistados favoráveis a Ciro Gomes (PDT), 69% dos potenciais eleitores de Lula (PT) e 38% dos de Jair Bolsonaro (PL).

O site Nosso Papo Reto demonstra que o diálogo entre pessoas que votam em candidatos de polos opostos ou têm opiniões distintas é possível – e, mais do que isso, recomendável.

Os resultados da pesquisa deram origem a um quiz em que os participantes são convidados a tentar adivinhar como pensam os apoiadores de outros grupos políticos sobre temas relevantes da agenda nacional. Ao fim, há uma comparação entre a expectativa de resposta e o que o outro grupo respondeu. Jogue o game no site Nosso Papo Reto.

O site Nosso Papo Reto é uma iniciativa do JOTA, com apoio do IBPAD e patrocínio do YouTube, baseada em uma pesquisa nacional com cerca de 5 mil respondentes sobre políticas públicas e temas de interesse nacional.