
As urnas eletrônicas podem ser auditadas antes e depois das eleições. Na soma, são aproximadamente 10 diferentes tipos de auditorias feitas ao longo do processo eleitoral. O último episódio da série no TikTok desenvolvida pelo JOTA para combater a desinformação nas eleições aborda esse tema.
O vídeo esclarece que as verificações feitas pela Justiça Eleitoral nas urnas podem ser acompanhadas por partidos políticos, candidatos, Ministério Público, Polícia Federal, universidades e forças armadas.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o sistema de contabilização dos votos pode ser auditado antes das eleições. O processo de inclusão desse programa nas urnas é aberto e pode ser acompanhado por quem tiver interesse. Até mesmo o processo de fechar a urna é público.
Existem também testes feitos no dia das eleições para saber se os votos digitados nas urnas são corretamente contabilizados. Esses testes são filmados e também acompanhados por pessoas de fora do TSE.
Outra medida implementada pela Justiça Eleitoral para garantir mais segurança no dia da votação, é a determinação de que as mesárias e mesários imprimam o boletim das urnas e colem uma cópia desse documento na porta da seção eleitoral. Assim, qualquer pessoa pode, com um celular, saber o resultado daquela urna e depois conferir se os números batem com o que foi divulgado pelo TSE.
Além disso, o código fonte da urna também pode ser estudado com antecedência. Para estas eleições, inclusive, o TSE abriu o código fonte com um ano de antecedência e entregou o material para que três universidades se debruçassem sobre ele.
Vale destacar que depois do pleito, os partidos ou candidatos podem pedir auditoria das eleições, mas para isso precisam apresentar indícios que justifiquem essa investigação. E esse pedido deve ser autorizado pela Justiça Eleitoral.
É possível realizar a auditoria do processo eleitoral sob diferentes aspectos, são eles:
- verificação do resumo digital (hash);
- verificação de assinatura digital;
- reimpressão do boletim de urna;
- comparação entre o boletim impresso e o boletim recebido pelo sistema de totalização ;
- comparação dos relatórios e das atas das seções eleitorais com os arquivos digitais da urna;
- auditoria do código-fonte lacrado e armazenado no cofre do TSE;
- recontagem dos votos por meio do Registro Digital do Voto (RDV);
- comparação da recontagem do RDV com o boletim de urna (formato PDF).
A série especial produzida pelo JOTA conta com o patrocínio do TikTok e o apoio institucional do TSE.
Confira abaixo o décimo quarto vídeo da série sobre urnas eletrônicas:
@jotainfo Como funcionam as auditorias das urnas. Produção JOTA, patrocínio @tiktokbrasil #urnaseletronicas #eleicoes #eleicoes2022 #tse