Eleições 2022

Cláudio Castro é reeleito governador do RJ em 1º turno

No berço político do bolsonarismo, nome apoiado pelo presidente tem 58,22% dos votos válidos

cláudio castro governo RJ
O governador do RJ, Cláudio Castro (PL). Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cláudio Castro (PL) foi reeleito governador do Rio de Janeiro no 1º turno. Com 58,22% dos votos válidos até o momento, o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) já vinha liderando as pesquisas, mas teve uma arrancada de votos na reta final. Foram apuradas 91,88% das urnas.

Marcelo Freixo (PSB) está com 27,67% dos votos válidos e ficou em segundo lugar. O deputado, que tinha o apoio do ex-presidente Lula (PT), esperava levar a disputa para o 2º turno, mas o poder da máquina do governo no estado que é o berço político do bolsonarismo favoreceu o atual ocupante do cargo.

Rodrigo Neves (PDT) termina a eleição em terceiro lugar, com 8,05% dos votos válidos. Ele era o candidato do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Cláudio Castro era vice-governador até 2021, quando assumiu o governo fluminense depois do impeachment de Wilson Witzel.

Antes de ser eleito vice-governador em 2018 pelo PSC, Castro foi chefe de gabinete do deputado estadual Márcio Pacheco (PSC) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro por 12 anos. Em 2016, se elegeu vereador da capital fluminense. Trocou o PSC pelo PL em 2021 e consolidou um movimento de aproximação com o eleitor bolsonarista no Rio.

Os recursos obtidos com o leilão da Cedae, que arrecadou cerca de R$ 24 bilhões para os cofres do governo estadual no ano passado, ajudou Castro a ter dinheiro em caixa para repasses às prefeituras.

Durante a campanha, porém, Castro enfrentou o desgaste do escândalo de funcionários fantasmas do Ceperj e teve de trocar no mês passado seu candidato a vice. Washington Reis (MDB), condenado por crime eleitoral pelo STF, teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral e foi substituído pelo deputado estadual Thiago Pampolho (União Brasil).