Eleições 2022

Confira quem são os candidatos a governador de Minas Gerais em 2022

Onze nomes estão na disputa pelo comando do Executivo mineiro nos próximos quatro anos

candidatos a governador de MG em 2022
Cidade Administrativa de Minas Gerais / Créditos: Leo Drumond/Wikimedia Commons

Onze candidatos a governador de Minas Gerais (MG) disputam as eleições de 2022. Os eleitores mineiros terão entre as opções de voto cinco mulheres e seis homens.

O pleito desse ano consolida o fim da polarização PT/PSDB no governo mineiro, que marcou a política do estado por 20 anos. Dessa vez, apenas o PSDB lançou candidatura ao governo estadual. O PT está apoiando Alexandre Kalil (PSD), que aparece em segundo lugar nas últimas pesquisas de intenção de voto. O atual governador, Romeu Zema (Novo), é quem lidera as pesquisas.

O prazo para registro das candidaturas a governador de Minas Gerais (MG) terminou em 15 de agosto. O primeiro turno das eleições está marcado para dia 2 de outubro e o segundo, caso necessário, ocorre no dia 30 do mesmo mês.

Confira quem são os candidatos a governador de MG em 2022

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

Alexandre Kalil (PSD)

Alexandre Kalil, 63 anos, foi prefeito de Belo Horizonte (MG) até março desse ano. Antes de se tornar político, Kalil foi presidente do clube de futebol Atlético Mineiro por seis anos. Venceu a disputa pela prefeitura de BH em 2016 e foi reeleito, no primeiro turno, em 2020. Agora, Kalil é candidato a governador de Minas Gerais (MG) nas eleições de 2022.

Carlos Viana (PL)

Mineiro da cidade de Braúnas, Carlos Alberto Viana, 59 anos, é formado em jornalismo e se tornou conhecido como apresentador de programas populares na TV e na rádio. Atualmente, é senador por Minas Gerais (MG). Filiou-se em dezembro do ano passado ao MDB, mas migrou para o PL em março. Viana é candidato ao governo de Minas Gerais (MG) em 2022 e aposta na proximidade com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para conseguir votos.

Cabo Paulo Tristão (PMB)

Paulo Tristão Pinto, conhecido como Cabo Tristão, 36 anos, é policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública. Nascido em Juiz de Fora (MG), foi candidato a deputado federal em 2018, mas não obteve sucesso. Cabo Paulo Tristão é candidato a governador de Minas Gerais (MG) em 2022 pelo Partido da Mulher Brasileira.

Indira Xavier (UP)

Indira Ivanise Xavier, 37 anos, é coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, que atende mulheres vítimas de violência em Belo Horizonte. Nascida em Maceió (AL), iniciou a militância no movimento estudantil e se tornou ativista em defesa dos direitos humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS). Indira Xavier é candidata ao governo de Minas Gerais (MG) em 2022 pelo partido Unidade Popular.

Lorene Figueiredo (PSOL)

Natural do Rio de Janeiro, Lorene Figueiredo, 56 anos, é professora universitária. Formada em história, com doutorado em Política Pública e Educação, foi anunciada como candidata a governadora de Minas Gerais (MG) em 2022 pelo PSOL. Figueiredo é presidente municipal do partido em Juiz de Fora (MG), cidade pela qual foi candidata à prefeitura em 2020, mas não obteve sucesso.

Lourdes Francisco (PCO)

Professora aposentada e artesã, Lourdes Francisco da Costa, 60 anos, é a aposta do PCO para o governo mineiro. Nascida em Grão Mogol (MG), foi militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Em 2016, concorreu ao cargo de vereadora de sua cidade natal pelo PT e conquistou a suplência. Lourdes Francisco é candidata a governadora de Minas Gerais (MG) em 2022 pelo PCO.

Miguel Corrêa (PDT)

Formado em História e em Administração, Miguel Corrêa, 44 anos, era filiado ao PT e foi eleito deputado federal por Minas Gerais (MG) três vezes: em 2006, 2010 e 2014. Em 2015, ele se licenciou do cargo e se tornou secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Em 2018, se candidatou ao Senado, mas não foi eleito. O TSE declarou no dia 30 de março que Corrêa está inelegível por oito anos devido à prática de abuso do poder econômico e captação ilícita de recursos pela criação de aplicativo de internet e a contratação de influenciadores digitais em benefício de sua campanha. O PDT tenta recorrer da decisão do TSE para que Miguel Corrêa seja candidato a governador de Minas Gerais (MG) em 2022.

Marcus Pestana (PSDB)

Marcus Pestana, 62 anos, é formado em Economia e ex-deputado federal. Nascido em Juiz de Fora (MG), iniciou a carreira política como vereador de sua cidade natal, em 1982. Foi eleito deputado estadual em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou uma vaga como deputado federal pelo PSDB e foi reeleito em 2014. Pestana já foi presidente do PSDB em Minas Gerais e também já foi secretário estadual da Saúde durante o governo de Aécio Neves. Pestana é candidato ao governo de Minas Gerais (MG) em 2022.

Renata Regina (PCB)

Renata Regina, 35 anos, é doula, fotógrafa e militante no movimento feminista. Nascida em Belo Horizonte, ela integrou a coordenação nacional da União da Juventude Comunista (UJC) e tem longa atuação nos movimentos populares. Em 2018, concorreu ao cargo de deputada federal, mas não conseguiu votos suficientes. Nas eleições de 2022, é candidata a governadora de Minas Gerais (MG) pelo PCB.

Romeu Zema (Novo)

Atual governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema é candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais (MG) em 2022. Nascido em Araxá (MG), cidade do Triângulo Mineiro, Zema tem 54 anos, é formado em administração e iniciou a vida política em 2018, vencendo as eleições para governador de Minas Gerais (MG) no segundo turno. Antes de ingressar na vida pública, Zema foi presidente do Conselho de Administração do Grupo Zema, composto por empresas de varejo, distribuição de combustíveis, concessionárias de veículos, serviços financeiros e autopeças.

Vanessa Portugal (PSTU)

Natural de Boa Esperança (MG), Vanessa Portugal, 52 anos, é professora da rede municipal da capital mineira e sindicalista. Ela já disputou vaga na prefeitura de Belo Horizonte por quatro vezes e no Palácio Tiradentes por outras duas. Vanessa Portugal foi candidata ao Senado em 2018 e à Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) em 2020, mas não foi eleita em ambas as ocasiões. Agora, Vanessa Portugal é candidata a governadora de Minas Gerais (MG) nas eleições de 2022.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar!