Eleições 2022

Quem são os candidatos a governador da Bahia em 2022

Seis nomes disputam a preferência do eleitor baiano para conquistar a vaga no Executivo local

candidatos governador Bahia 2022
Palácio Rio Branco, antiga sede de governo da Bahia / Crédito: Webysther/Wikimedia Commons

São seis os candidatos a governador da Bahia (BA) nas eleições 2022. Com o fim do governo de Rui Costa (PT), no cargo há 8 anos, o PT tenta manter domínio no estado, iniciado em 2006, com Jaques Wagner.

Foram dois mandatos de Wagner e dois de Costa. O partido aposta agora em Jerônimo Rodrigues para enfrentar ACM Neto (União Brasil).

Segundo pesquisas eleitorais, quem lidera a corrida pelo governo é ACM Neto, ex-prefeito de Salvador (BA), mas a vantagem para o segundo colocado, o petista Jerônimo Rodrigues, tem caído.

As eleições estão marcadas para ocorrer neste domingo (2/10) e o segundo turno, caso necessário, será realizado no dia 30 de outubro.

Confira a lista com dos candidatos a governador da Bahia (BA) em 2022

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

ACM Neto (União Brasil)

Antônio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, faz parte de uma família com tradição política. Seu avô foi um dos maiores nomes da política baiana. Nascido em Salvador, ACM Neto tem 43 anos e é advogado formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-prefeito da capital baiana – governou a cidade entre 2013 e 2020. Foi deputado federal pelo DEM por três mandatos, sendo o mais votado na Bahia nas eleições de 2010. Em 2018, assumiu a presidência nacional do DEM e, atualmente, é secretário nacional do União Brasil. ACM Neto é candidato a governador da Bahia (BA) em 2022 e sua candidatura já recebeu o apoio do Podemos e do Cidadania.

Giovani Damico (PCB)

Nascido em Salvador, Giovani Damico, 29 anos, é o atual secretário político do PCB na Bahia, partido pelo qual ele disputa o governo do estado. Damico é professor de geografia da rede estadual de ensino e foi candidato a vereador de Salvador em 2020, mas não se elegeu. Agora, é o candidato do PCB ao governo da Bahia (BA) nas eleições 2022.

Jerônimo Rodrigues (PT)

Jerônimo Rodrigues, 72 anos, era secretário de Educação da Bahia e foi lançado como candidato ao governo da Bahia (BA) nas eleições 2022 pelo PT. Rodrigues nunca disputou uma eleição e é a aposta do atual governador, Rui Costa, para a sucessão. Engenheiro agrônomo e professor universitário, Rodrigues é nascido em Jequié, no sudoeste baiano. No passado, foi secretário nacional do Desenvolvimento Social, assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural.

João Roma (PL)

Ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma, 49 anos, é natural do Recife. Formado em Direito, foi eleito em 2018 deputado federal pela Bahia pelo Republicanos. Foi chefe do escritório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em Salvador entre 2002 e 2004 e, durante o primeiro mandato de ACM Neto como prefeito de Salvador, ocupou o cargo de chefe de gabinete. Agora é candidato a governador da Bahia (BA) nas eleições de 2022 pelo PL, partido do presidente da República.

Kleber Rosa (PSOL)

Professor e fundador do Movimento Policiais Antifascismo, Kleber Rosa, 47 anos, é candidato a governador da Bahia (BA) em 2022 pelo PSOL. Nascido em Salvador, Rosa é investigador da Polícia Civil e concorre pela primeira vez a uma disputa eleitoral. Ele também é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB) e cientista social formado pelo Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Marcelo Millet (PCO)

Nascido em Salvador, Marcelo Millet , 36 anos, é motorista particular. Essa é a segunda eleição que Millet disputa. Em 2020, ele foi candidato a vice-prefeito de Salvador pelo PCO. Agora, pelo mesmo partido, é candidato a governador da Bahia (BA) em 2022.

Acompanhe ao vivo ao GPS eleitoral neste sábado, a partir das 17h30, com análises sobre as eleições