Eleições 2022

Quem são os candidatos a governador do Ceará em 2022

Corrida eleitoral pelo comando do Palácio da Abolição pelos próximos quatro anos tem seis nomes registrados

candidatos a governador Ceará 2022
ESTRUTURA DO PALACIO DA ABOLICAO - 50 ANOS; © TATIANA FORTES/ GOV. DO CEARA

A disputa pelo comando do Palácio da Abolição conta com seis candidatos a governador do Ceará nas eleições de 2022. O primeiro turno da disputa está marcado para o dia 2 de outubro, enquanto o segundo turno deverá ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Segundo pesquisas de intenção de voto, há um empate técnico na liderança da corrida eleitoral entre Elmano de Freitas (PT), que está numericamente à frente, e o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil). O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) vem logo na sequência.

O ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) estava em seu segundo mandato e não pode concorrer ao pleito. Ele é candidato ao Senado pelo estado.

O prazo para os partidos registrarem as candidaturas terminou no dia 15 de agosto.

Acompanhe ao vivo a marcha da apuração, a partir das 17h deste domingo, no GPS Eleitoral do JOTA

Confira lista com os candidatos a governador do Ceará em 2022

Capitão Wagner (União Brasil)

Wagner Sousa Gomes, conhecido como Capitão Wagner, é deputado federal e candidato a governador do Ceará (CE) nas eleições de 2022 pelo União Brasil. Natural de São Paulo, Wagner é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Fortaleza. Ele liderou o movimento de paralisação da Polícia Militar e Bombeiros no Ceará, no fim de 2011. Nas eleições de 2012, foi o vereador mais votado de Fortaleza e, em 2014, o deputado estadual mais votado do Ceará.

Chico Malta (PCB)

Natural de Fortaleza (CE), Francisco Raimundo Malta, conhecido como Chico Malta, 57 anos, é advogado e sindicalista com atuação na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Além disso, ele participou da criação da Casa da Amizade Brasil-Cuba no Ceará, e atualmente é vice-presidente da entidade. É membro do PCB desde 1979 e é candidato a governador do Ceará (CE) em 2022 pelo partido.

Elmano de Freitas (PT)

Elmano de Freitas, 52 anos, é deputado estadual formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Nascido em Baturité (CE),  está em seu segundo mandato como deputado e já ocupou o cargo de secretário de Educação de Fortaleza e também atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap). Foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e à prefeitura de Caucaia (CE) em 2020, mas não obteve sucesso. É candidato a governador do Ceará (CE) em 2022 pelo PT.

Roberto Cláudio (PDT)

Roberto Cláudio é ex-prefeito de Fortaleza. Ele comandou a capital cearense por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Formado em Medicina com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade do Arizona, Claudio já foi deputado estadual por dois mandatos e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. É presidente do diretório municipal do PDT em Fortaleza e agora é candidato a governador do Ceará (CE) em 2022 pelo PDT.

Serley Leal (UP)

Nascido em Iguatu, interior do Ceará, Serley Leal é candidato a governador do Ceará (CE) em 2022 pelo UP, partido do qual é um dos fundadores. Leal é bancário concursado e gestor em finanças. Foi militante estudantil e atuou no Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Fortaleza (CE) na chapa com a professora Paula Colares, mas não obteve votos suficientes.

Zé Batista (PSTU)

Operário da construção civil, Zé Batista foi anunciado pelo PSTU como candidato a governador do Ceará (CE) nas eleições de 2022. Batista tem uma trajetória ligada à defesa dos interesses dos trabalhadores da construção civil e é membro da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular Conlutas.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!