Eleições 2018

Eleições

MPDFT abre inquérito para investigar startup que criou jogo ‘Bolsomito 2k18’

Personagem ‘Bolsomito’ ganha pontos ao matar minorias

Reprodução

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informou nesta quarta-feira (10/10) que abriu inquérito civil público (ICP) para investigar a BS Studios, startup que desenvolveu jogo em que o personagem Bolsomito ganha pontos ao matar minorias. A investigação é da Comissão de Proteção dos Dados Pessoais e do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação.

O jogo, desenvolvido na semana passada, foi colocado à venda na plataforma Steam, especializada em aplicações do tipo. Apesar das seguidas denúncias feitas por internautas às autoridades brasileiras como o Safernet – e do pedido para que o site cessasse imediatamente a venda do jogo em sua base – o aplicativo continua a ser vendido por R$ 8,90 na Steam, que é hospedada no exterior. Ainda é possível encontrar vídeos exemplificativos de como o jogo funciona, com a descrição: “derrote os males do comunismo nesse game politicamente incorreto, e seja o herói que vai livrar uma nação da miséria.”.

No jogo, o usuário se coloca na pele do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e ganha pontos ao matar feministas, gays, negros e integrantes de movimentos sem-terra.

Na avaliação do Ministério Público, o jogo possui clara intenção de prejudicar o candidato à Presidência da República e com isso embaraçar as eleições 2018, além de causar danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas.

A Valve Corporation, responsável pela Steam, será notificada para que cesse a disponibilização do jogo “Bolsomito 2k18” em sua plataforma de games, bem como informe os dados cadastrais dos responsáveis pelo jogo. O Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação do MPDFT também vai trabalhar para identificar e qualificar os responsáveis pela BS Studios.

Leia a íntegra do inquérito civil público.


Você leu 1 de 3 matérias a que tem direito no mês.

Login

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito