Gestão e serviços públicos

Esther Dweck será entrevistada nesta quinta, às 10h, na série Rumos do Brasil, do JOTA

À frente da pasta da Gestão, ministra participa de painel em parceria com o XVV Advogados e patrocínio do YouTube e do Google

A série Rumos do Brasil, realizada pelo JOTA em parceria com o XVV Advogados, retorna com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, como a próxima convidada. A série de encontros tem patrocínio do YouTube e do Google. A entrevista com a ministra Esther Dweck será nesta quinta-feira (28/9), a partir das 10h, e será transmitida ao vivo no canal do JOTA no YouTube.

Roberto Maltchik, editor do JOTA, Bosco Rabello, colunista do canal MyNews, e Ana Luisa Ferreira Pinto, do XVV advogados, conduzirão a conversa.

Para receber um lembrete sobre o início da entrevista, faça sua inscrição.

Realizado na Casa JOTA, em Brasília, o ciclo de quatro painéis propõe uma discussão franca sobre o atual cenário das políticas públicas brasileiras, o que precisa ser enfrentado de forma mais urgente, e os planos para o país neste e nos próximos anos.

Já foram entrevistados os ministros Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), e Flávio Dino, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ministra Esther Dweck assumiu a pasta com a missão de balancear a demanda por reajuste de servidores públicos e novos editais de concursos e contratações em diferentes com desafios orçamentários. 

Além disso, um dos principais temas que a gestão dela lida é uma potencial reforma administrativa. Ela tem se posicionado contra a proposta defendida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e defende um pacote alternativo. Na avaliação da ministra, as regras do funcionalismo demandam ajustes, mas sem a necessidade de mudar a Constituição, como prevê a PEC 32/ 2020.

Esther Dweck também é professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ).

Já ocupou cargos no Ministério do Planejamento entre 2011 e 2016, primeiro como chefe da assessoria econômica e depois como secretária de Orçamento Federal. Foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil e assessora parlamentar do Senado.

Sobre o YouTube

Ao longo dos anos, o YouTube tem contribuído para o jornalismo de diferentes formas, no intuito de qualificar o debate político e social, contribuindo para a manutenção de um ecossistema midiático inovador, equilibrado e plural.

Entre as iniciativas recentes apoiadas no Brasil destacam-se: as parcerias com o JOTA em projetos como Rumos do Brasil — realizado também em conjunto com XVV Advogados, em um ciclo de eventos em Brasília com entrevistas com representantes do Poder Executivo — e o projeto Nosso Papo Reto, iniciativa realizada durante as eleições de 2022 para fomentar o diálogo entre pessoas que votam diferente; o projeto Jogo Limpo com foco em combate à desinformação e realizado com o International Center For Journalists (ICFJ); o curso Jornalismo contra-hegemônico, criado e apresentado pela filósofa, pesquisadora e escritora Djamila Ribeiro e o patrocínio ao Festival Piauí de Jornalismo.