Casa JOTA

Série de artigos

Casa JOTA: webinar sobre direito e raça inaugura série ‘Voz’

Nesta quarta (15/7), às 18h, debate com Adriana Cruz, Wallace Corbo e Lívia Sant’Anna Vaz

Nesta quarta-feira (15/7), o JOTA inaugura “Voz”, uma série de artigos com juristas renomados dedicada a discutir questões relacionadas à raça e direito. 

O projeto, organizado por Adriana Cruz e Wallace Corbo, terá duração de 11 semanas e busca propor um debate qualificado sobre o tema. 

O pontapé será dado com o webinar “Voz: debate sobre direito e raça”, realizado nesta quarta, às 18h, com a participação de Adriana, Wallace e de Lívia Sant’Anna Vaz,  promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. A mediação será feita pela repórter do JOTA, Débora Brito. 

Acompanhe ao vivo:

Clique aqui para receber novidades de nossas lives e entrevistas.

O primeiro artigo da série será assinado por Adriana Cruz, sobre como o Direito no Brasil ignora as perseguições e atos de intolerância cometidas contra religiões de matriz africana no Brasil.

Conheça os participantes da série: 

Adriana CruzMestra em Direito Constitucional e Teoria do Estado (Puc-Rio). Doutora em Direito Penal (UERJ). Juíza Federal. Professora de Direito Penal da PUC-Rio
Wallace CorboMestre em Direito Público. Doutor em Direito Público. Foi Visiting Researcher na Harvard Law School. Advogado. Professor da GV-Rio
Thiago AmparoMestre (LLM) em direitos humanos e justiça internacional, e doutorado (SJD) em direito constitucional comparado pela Central European University (Budapeste). Foi pesquisador visitante na Columbia University em Nova York. Professor da GV- SP
Winnie BuenoWinnie Bueno – Iyalorixá. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS).Mestre em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS) na linha de pesquisa Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização. Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS.
Livia Maria Santana e Sant’Anna VazPromotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. Mestra em Direito Público, pela Universidade Federal da Bahia (2006). Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Lívia CasseresMestra em Direito Constitucional e Teoria do Estado (Puc-Rio). Defensora Pública no Rio de Janeiro
Luiz Carlos S. Faria JuniorMestre em Direito (UFJF). Doutorando Teoria do Estado e Direito Constitucional (PUC-Rio). Professor da PUC-Rio.
Maria Judite da Silva Ballerio GuajajaraIndígena. Mestra em Direito, Estado e Constituição pelo Programa de Pós Graduação em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Chefe do Departamento de Gestão e Articulação da Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão. Advogada da Rede de Advogados Indígenas do Brasil.
Kendall ThomasProfessor da Universidade de Columbia
Adilson MoreiraDoutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013). Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007) (Bolsista CAPES/CNPq). Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005). Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (2001)
Silvio AlmeidaDoutor e Pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor do Curso de Graduação em Direito e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Professor de Filosofia e Ética e de Compliance, Governança Corporativa e Implementação de Práticas Antidiscriminatórias na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito da Universidade São Judas Tadeu (SP). Presidente do Instituto Luiz Gama (SP). Consultor especializado na implantação de políticas de diversidade. Advogado em São Paulo.