
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes serão recebidos na Casa JOTA, em Brasília, para discutir o semipresidencialismo e as instituições públicas. O encontro está marcado para segunda-feira (4/4), a partir das 11h. O evento é fechado para assinantes JOTA PRO, que poderão acompanhar online o debate. Na sequência, haverá cobertura do evento no site do JOTA e o vídeo do evento ficará disponível no Youtube.
Em março, Lira instituiu um grupo de trabalho na Câmara dos Deputados para discutir o sistema de governo no qual o presidente compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional. Os trabalhos começam na próxima semana e têm 120 dias para serem concluídos.
Composto por dez parlamentares, o grupo será coordenado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Ainda haverá um conselho consultivo, coordenado pelo ministro aposentado do STF Nelson Jobim e que contará com o ex-presidente Michel Temer e a ex-ministra Ellen Gracie, do STF.
Lira e Gilmar Mendes têm defendido o semipresidencialismo como alternativa para enfrentar momentos de tensão e crises políticas. A conversa na Casa JOTA será mediada por Bárbara Baião, analista de Congresso do JOTA.