Concurso Público

Veja as cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional

O Ministério da Gestão e da Inovação divulgou nesta sexta-feira (1/12) a lista de 180 cidades em que o exame será aplicado

direito administrativo
Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Crédito: Pedro França/Agência Senado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista das 180 cidades em que serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado, que tem realização prevista para março de 2024.

“Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI.

Será a primeira vez que o governo federal aplicará uma prova simultânea para preencher vagas em 21 órgãos da administração pública. Ao todo, serão selecionados 6.640 novos servidores.

Segundo o ministério, a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU para a escolha das cidades. Foram selecionadas somente cidades com mais de 100 mil habitantes, utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Serão 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul.

“Queremos aumentar a representatividade dessa força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame para que isso se reflita na Administração Pública Federal”, disse o secretário.

Veja aqui a lista completa das cidades onde as provas serão aplicadas.