Banner Top JOTA INFO
Justiça do Trabalho

Relatório JOTA PRO detalha cenário sobre uberização e vínculo empregatício no TST

Pelo menos 19 ministros do TST já se manifestaram em casos individuais; material enviado a assinantes agora está disponível gratuitamente

Redação JOTA
06/12/2024|12:49
Atualizado em 10/01/2025 às 13:54
Fotomontagem: Chris Moreira/JOTA

Assinantes JOTA PRO receberam relatório exclusivo com o cenário detalhado sobre a discussão envolvendo a uberização e o vínculo empregatício na Justiça do Trabalho. O material enviado aos clientes da ferramenta corporativa do JOTA mostra que pelo menos 19 dos 27 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) já se manifestaram sobre o tema em decisões de casos individuais.

O levantamento aponta uma direção de o TST vir a entender que, nestes casos, não estariam presentes todos os requisitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para se reconhecer o vínculo de emprego.

A discussão sobre vínculo empregatício de motoristas ou entregadores de aplicativos é um dos temas mais importantes na área trabalhista em debate no mundo. No Brasil, são mais de 1,5 milhão de pessoas que trabalham como motoristas e entregadores de aplicativos, de acordo com dados de 2022 coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta o relatório.

Clique aqui e confira o relatório especial do JOTA PRO que mapeou a opinião de cada ministro

JOTA PRO Poder é um serviço que ajuda as empresas a compreender os rumos políticos do Brasil, aliando uma cobertura jornalística técnica e qualificada com tecnologia.

Com acesso único aos bastidores das instituições brasileiras, informações apuradas sob demanda e análise de dados aplicada à política, nossos analistas trazem as informações relevantes para as empresas que contratam o nosso serviço de monitoramento político e jurídico.

Isso permite ao JOTA enviar alertas por WhatsApp e informar os assinantes com rapidez, gerar previsões confiáveis sobre votações em andamento, produzir relatórios detalhados e análises muito bem apuradas por quem realmente entende os bastidores da política.

Baixe gratuitamente o relatório sobre uberização e vínculo empregatício e confira a opinião de cada ministro da Cortelogo-jota