CONFLITO ENTRE OS PODERES

Após encontro com Aras, Fux defende ‘diálogo permanente entre as instituições’

Há uma expectativa entre membros dos Poderes de que Aras possa contribuir para reduzir as tensões

Após encontro com Aras, Fux defende "diálogo permanente entre as instituições"
Presidente do STF, ministro Luiz Fux recebe em audiência o Antônio Augusto Brandão de Aras, Procurador-Geral da República. Crédito para a foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
logo do jota pro poder, na cor azul royal

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se reuniu nesta sexta-feira (6/8), com o procurador-geral da República, Augusto Aras. O encontro começou por volta das 12h, durou cerca de 50 minutos e não foi aberto à imprensa.

Na saída, Aras não se pronunciou. Em nota, o Supremo informou que Fux convidou Aras para conversar sobre as relações entre o Judiciário e o Ministério Público. Ambos reconheceram a importância do diálogo permanente entre as duas instituições.

Após reiterados ataques ao Supremo e, em especial, aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, por parte de Jair Bolsonaro, o ministro Luiz Fux anunciou, na sessão de quinta-feira (5/8), que cancelaria o encontro marcado com os chefes dos Poderes.

Em um discurso duro, Fux informou que “o pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes” e que o “diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que infelizmente não temos visto”.

A reunião com Aras foi anunciada após o cancelamento do encontro entre os poderes. Aras segue tendo uma interlocução entre o Executivo e o Judiciário. Há uma expectativa entre os Poderes de que Aras possa contribuir para reduzir as tensões entre as instituições.