Salvo Melhor Juízo

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Podcast ‘Salvo Melhor Juízo’: Shakespeare e Direito

Muitas das peças shakespearianas possuem questões jurídicas em momentos cruciais da trama

Imagem: Pixabay

O poeta e dramaturgo William Shakespeare é, nas palavras de T. S. Eliot, um dos fundadores do ocidente. Sendo um dos principais modernizadores da língua inglesa, Shakespeare tem uma história que foge às análises mais convencionais da história intelectual. Não sendo parte da nobreza, mas filho de um cidadão livre luveiro, e não tendo frequentado as universidades, conseguiu traçar um caminho muito criativo e influente no teatro e na literatura.

Muitas das peças shakespearianas possuem em questões jurídicas momentos cruciais da trama, como é o caso de ‘Medida por medida‘, ‘O mercador de Veneza’ e ‘Rei Lear’.

Sendo um arguto observador do seu tempo, Shakespeare permite, através de suas peças, que o leitor contemporâneo tenha uma abertura para o funcionamento do direito da Common Law nos séculos XVI e XVII, demonstrando assim tanto as diferenças e proximidades em questões jurídicas do nosso tempo, quanto, e sobretudo, revelando perguntas profundas e permanentes sobre a natureza humana.

Para entender o funcionamento do direito através da vida e obra de William Shakespeare, o SMJ dessa semana trouxe para sua bancada o veterano Fernando Nagib* e a estreante Lívia Sudare**.

Ouça já!

Indicado no programa

Livros:

Mil Vezes Mais Justo – Kenji Yoshino

O Homem Político em Shakespeare – Bárbara Eliodora

Medida por Medida – José Roberto de Castro Neves

Forensic Shakespeare – Quentin Skinner

Filmes e séries:

O Mercador de Veneza (2004)

Anônimo (2011)

Will (2017)

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*Fernando Nagib é professor de Direito Romano da Universidade Federal do Paraná. Mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa especialmente a História do Direito Público.

**Lívia Sudare é mestra e doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Possui graduação em Artes Cênicas e Direito. Pesquisa História do Teatro, enfocando especialmente o teatro de revista e o teatro em regimes autoritários.


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