Jazz

Coluna Jazz

Luciana Souza canta (e conta) Storytellers

Novo álbum da vocalista tem o apoio da WRD Big Band em arranjos de Vince Mendoza

Crédito: Divulgação/Anna Webber

A vocalista e compositora Luciana Souza nasceu na cidade de São Paulo há 53 anos, mas é bem mais ouvida e admirada como jazzwoman lá fora do que por aqui. Vivendo nos Estados Unidos há muito tempo, estudou no Berklee College of Music de Boston, e obteve o seu master degree em 1994no igualmente famoso New England Conservatory. Ela começou a conquistar a crítica a partir dos álbuns The Poems of Elizabeth Bishop (Sunnyside, 2000) e Brazilian Duos (Sunnyside, 2002) – este com temas brasileiros, tendo como parceiros os guitarristas Romero Lubambo. Marco Pereira e Walter Santos (pai da cantora).

Luciana teve projeção decisiva ao se apresentar como solista da orquestra da magnífica Maria Schneider em três peças do Grammy winner CD Concert in the Garden (ArtistShare, 2004): a faixa-título, Buleria, soleá y rumba e Choro dançado.

No seu quinto registro, desde 2012, para o selo Sunnyside, do qual é artista exclusiva, ela retorna às lojas e plataformas virtuais com Storytellersuma nova reinterpretação de joias do cancioneiro brasileiro. Só que, desta vez, com arranjos do celebrado Vince Mendonza à frente da afamada WRD Big Band, sediada em Colônia, Alemanha.

Da setlist de Storytellers constam as seguintes “histórias” e respectivos “contadores”: Matita Perê (Tom Jobim & Paulo César Pinheiro); Varanda (Chico Pinheiro & Tiago Costa); Beatriz (Edu Lobo & Chico Buarque); Se acontecer (Ivan Lins & Lenine); Chora coração (Tom Jobim); Sim ou não (Djavan); Mar de Copacabana (Gilberto Gil); Meu pai (Guinga). As duas faixas restantes são Baião a tempo Choro # 3, escritas, respectivamente, por Luciana Souza e Vince Mendoza.

Nas notas de apresentação do álbum Luciana escreveu: “Para Vince e também para mim, Matita Perê (8m30) está no centro desta gravação. É o tributo de Jobim à vasta e implacável presença da natureza no Brasil. E é ainda a homenagem do compositor ao João, ao homem comum e seus conflitos enquanto ele percorre os triunfos e tragédias da vida, assim como a música passa por todas as tonalidades”.

O amálgama do canto de Luciana Souza (em português ou sem palavras) com a orquestração provida por Mendoza dá a impressão de que são artistas feitos um para o outro, como se dizia antigamente. E a vocalista não lhe poupa elogios: “Como arranjador Vince atinge beleza e refinamento sublimes com essa música, que faz dele uma espécie de tradutor – ele revela e decodifica a língua portuguesaas harmonias, melodias e ritmos brasileiros”.

A WRD Big Band reúne músicos europeus do primeiro time, destacando-se neste Storytellers intervenções em solos de: Johan Hörlen (sax soprano), em Matita; Karolina Strassmayer (sax alto), em Chora coração; Shannon Barnett (trombone), em Mar de Copacabana; Ruud Bruels (flugelhorn), em Sim ou não.

(Ouça Matita Perê em: http://sunnysiderecords.com/release_detail.php?releaseID=1014)

(Samples do álbum: https://music.apple.com/au/album/storytellers/1501917790) 


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito