Livros

Lançamento

Livro analisa o papel do Supremo Tribunal Federal nas eleições de 2018

‘O Supremo e o processo eleitoral’ aborda as implicações políticas e sociais das decisões da Corte

STF Supremo
Supremo Tribunal Federal / Crédito: Gil Ferreira Agência CNJ

Em um país marcado por um processo eleitoral acirrado, o combate à corrupção como mantra e o Judiciário em posição de destaque, qual foi o papel do Supremo Tribunal Federal? É esta a pergunta que norteia o livro “O Supremo e o processo eleitoral”, lançado pela FGV e organizado por Joaquim Falcão, Thomaz Pereira, Diego Werneck Arguelhes e Felipe Recondo, sócio do JOTA.

Já disponível para compra online, o livro discute quais os casos em que o tribunal deveria ter se manifestado, mas não o fez, quais as implicações políticas de um pedido de vista ou de uma decisão individual liminar e como as mudanças de posição dentro do tribunal podem ser entendidas no contexto político mais amplo.

O livro aborda ainda como fatores externos têm moldado a pauta e as decisões do Supremo, além de quais as preocupações políticas, sociais e econômicas estão por trás das argumentações dos membros da Corte. Os autores ainda analisam como uma mudança aparentemente pequena no regimento interno do tribunal tem impactos políticos relevantes.

A obra pode ser adquirida por meio do site da FGV.

Livro ‘O Supremo e o processo eleitoral’

Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito