Dados

MAPA

Cidadania e Podemos têm comportamento alinhado ao governo

Ferramenta do JOTA mostra que parlamentares dos dois partidos votam com o governo

podemos
Cidadania e Podemos têm comportamento alinhado ao Governo - Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Os deputados do Podemos e do Cidadania, apesar de se dizerem independentes, votaram de maneira coesa com o governo em 2019, como mostra o mapa parlamentar desenvolvido pelo JOTA. A ferramenta interativa permite ao usuário saber o grau esperado de apoio ao governo dado por cada parlamentar e já conta com mais de 260 mil votos individualizados.

No caso do Podemos, 10 dos 11 parlamentares da sigla mantiveram apoio em mais de 80% das votações. O deputado Bacelar (BA) foi o único que manteve, em todas as semanas, uma tendência anti-governista. Ele sempre ficou próximo do patamar de 20% e é classificado como oposição pelo modelo na maior parte das semanas.

O deputado José Medeiros (MT), por exemplo, terminou 2019 com um índice de 99%, próximo ao máximo de 100%. Outro forte aliado do governo é o Pastor Marcos Feliciano, que finalizou 2019 com 96% de índice. Os dados podem ser vistos no vídeo abaixo, que mostra como a ferramenta disponível para os assinantes funciona.

mapa do Podemos
Mapa mostra comportamento do Podemos

Já no Cidadania, todos os 9 deputados votaram com o governo ao longo de 2019. O parlamentar com índice mais distante em todas as semanas medidas é o carioca Marcelo Caleiro, que manteve o índice de governismo por volta de 0.8. Também o líder do partido em 2019, o deputado Daniel Coelho (PE), tem um distanciamento maior do governo do que o restante dos deputados da sigla, mas se mantém entre 0.8 e 0.9.

O mapa desenvolvido pelo JOTA mostra a “dança” semanal dos parlamentares. É possível organizar a visualização por partidos e estados, semana a semana. A ferramenta permite ainda mudar os limiares (thresholds) para considerar um deputado governista, neutro ou oposição. Por padrão, os deputados com mais de 80% de apoio ao governo são pintados de azul, aqueles com menos de 20%, de vermelho, e os entre os dois pontos de cinza. Mas cabe ao usuário definir essas regras, mudando os placares semanais.

O mapa é construído a partir do padrão de votação de cada deputado. O modelo desenvolvido pelo time do JOTA Labs calcula a distância das preferências latentes de comportamento entre um deputado em relação a todos os outros deputados sobre um tema específico. Por exemplo, se dois deputados votam sempre do mesmo jeito em todas as votações, a distância entre eles é zero. Se eles votam sempre diferente, a distância é 1.

O eixo horizontal representa a ideologia do parlamentar ou a sua posição política em relação ao governo. Já o eixo vertical representa mais o pensamento econômico.

Outros partidos

Usando a mesma ferramenta, o JOTA já demonstrou como parlamentares do NOVO, PSL e DEM têm comportamento mais coeso de apoio ao governo.

O mapa parlamentar do JOTA também mostrou que PP, MDB e PL (ex-PR) estão entre as siglas cujos deputados federais se comportam de forma menos coesa em plenário.O mapa mostra que, nessas siglas, o comportamento ideológico e de pensamento econômico na Câmara é mais “espalhado” do que em partidos como o DEM, Novo e PSL.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito