JOTA Labs

Tramitação

PEC dos Precatórios tem hoje 85% de chance de virar lei, prevê Aprovômetro

Ferramenta de aprendizado de máquina do JOTA usa mais de 3 mil variáveis para medir a chance de uma proposição virar lei

Plenário do Senado nesta terça-feira (16/11) | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
logo do jota pro poder, na cor azul royal

A PEC dos Precatórios atingiu 85% de chances de ser aprovada e sancionada, de acordo com o Aprovômetro. A ferramenta de aprendizado de máquina do JOTA usa mais de 3 mil variáveis para medir a chance de uma proposição virar lei. Na semana passada, o indicador estava em 71% (a ferramenta é atualizada às segundas-feiras).

O algoritmo de previsão da ferramenta calculou mais um aumento da probabilidade de aprovação da PEC. É importante lembrar que o modelo não olha para bastidores políticos, mas apenas para variáveis relacionadas ao andamento de projetos, despachos, requerimentos e meta informações desses projetos.

O time do JOTA Labs sempre usa o projeto da Previdência como referência. Naquele caso, as chances foram subindo constantemente na ferramenta, sem nenhum revés durante a tramitação.

No dia 24/4/2019, enquanto uma análise enviada a investidores apontava para “incertezas acerca da tramitação da Reforma da Previdência e da capacidade de articulação do Governo” , o Aprovômetro já apontava 73,25% de chances de aprovação. Por isso, recomendamos olhar para a linha histórica de cada projeto e não apenas o dado semanal.

A linha da PEC dos Precatórios tem uma clara tendência de alta nas chances de aprovação. A ferramenta preditiva do JOTA é exclusiva para assinantes e calcula chances de mais de 68 mil proposições. Conheça!