Coronavírus

Coronavírus: escolas de todo o país não têm data para retomar atividades presenciais

Retomada depende de diretrizes e protocolos ainda em estudo pelos estados e municípios

coronavírus escolas, imunidade
Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Criciúma

Há três meses sem aulas presenciais, os estudantes de todo o país ainda não têm data certa para voltar às escolas. Alguns estados já começaram a divulgar planos de retomada das aulas presenciais, mas ainda há poucas diretrizes e protocolos definidos para a volta às escolas pelos alunos.

No Rio Grande do Sul, o governo dividiu em cinco etapas o retorno gradual das atividades de ensino. A segunda etapa, que começou na semana passada, estabelece a volta das atividades presenciais de estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios para estudantes do Ensino Superior, Pós-Graduação e Ensino Técnico Subsequente.

Ainda na região Sul, o governador de Santa Catarina manteve a suspensão das aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior até o dia 2 de agosto. Há uma exceção para as aulas presenciais de cursos superiores, que poderão ser autorizadas a partir de 6 de julho em caso de decisão conjunta dos secretários de Estado da Saúde e da Educação, considerando os índices de contágio da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Também São Paulo irá retomar as atividades presenciais em fases. A previsão é que 20% dos estudantes voltem para as salas de aula em agosto e o governo anunciou para a próxima semana a apresentação de um plano de retomada.

Na maior parte dos estados, a suspensão das aulas vai até 30 de junho, de acordo com as normativas estaduais, mas o retorno ainda é incerto. Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte , Maranhão, Amapá, Pará, Rondônia e Mato Grosso podem retornar as aulas em julho, mas ainda não definiram um plano para tal.

Assista ao novo episódio do podcast Sem Precedentes sobre coesão do STF ao manter inquérito das fake news:

Em Goiás, Tocantins e Amazonas, a suspensão é até o fim de julho. E os governadores de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, Ceará ainda não definiram datas para a volta das atividades presenciais nos estados.

As medidas oficiais editadas pelos governos e secretarias estaduais estão disponíveis na ferramenta automatizada de tracking, disponível aos assinantes no site do JOTA. A consulta pode ser feita diretamente no sistema, onde, inclusive, é possível fazer o download dos dados selecionados nos formatos XML e CSV. As informações são atualizadas ao longo do dia e ficam completas no início da noite.

Rio de Janeiro na contramão

Mesmo sem ter protocolos e diretrizes definidas, os municípios e estados em sua maioria têm sinalizado que o retorno às atividades educativas presenciais irá ser gradual e começará por universidades e alunos do ensino médio.

Na contramão, o prefeito do Rio de Janeiro anunciou na semana passada, que as aulas presenciais na cidade do Rio de Janeiro devem voltar parcialmente nas escolas e creches das redes de ensino municipal e privada no dia 2 de julho. As creches serão abertas para crianças a partir de 2 anos que tenham a comprovação de que os pais estejam trabalhando. As escolas municipais e privadas serão abertas para alunos de 5ª a 9ª séries.

O dia 2 de julho é a data inicialmente prevista para começar a terceira fase do Plano de Retorno das Atividades Econômicas, publicado no Diário Oficial do Município no dia 2 de junho. A normativa estabelece que o funcionamento das escolas será em sistema de rodízio e será vedada a aglomeração de pessoas. As pré-escolas municipais e privadas como também as turmas de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio e pré-vestibular retomarão o funcionamento na quarta fase do plano. Na quinta etapa, todas as séries retomarão o funcionamento.