Eventos

STF

Livro sobre o STF e a ditadura militar é lançado em São Paulo na segunda-feira

Tanques e Togas será lançado na Faculdade de Direito da USP, com debate com Nelson Jobim, Rafael Mafei e Felipe Recondo

AJD. tanques e togas, ditadura militar
Composição do Supremo com 16 ministros na ditadura militar / Crédito: Supremo Tribunal Federal

O jornalista Felipe Recondo, diretor de conteúdo e sócio do JOTA, lança na próxima segunda-feira (21/5) o livro Tanques e Togas: O STF e a Ditadura Militar. Durante o lançamento, haverá um debate com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim e Rafael Mafei, professor da Faculdade de Direito da USP.

Baseado em ampla pesquisa histórica com documentação inédita, o livro traz o mais completo relato sobre o papel do STF durante os anos de ditadura. A obra contribui para que se entenda como o frágil Supremo dos primeiros anos da República veio a se transformar no superpoderoso STF atual.

+JOTA: Faça o cadastro e leia até dez conteúdos de graça por mês!

Como garantidores da Constituição, os ministros do Supremo nunca determinaram a abertura de inquéritos para atribuir responsabilidades nem confrontaram abertamente os militares. Poderiam fazê-lo? Estavam dispostos a fazê-lo? Tinham instrumentos ou liberdade para tal?

+JOTALeia a introdução do livro de Felipe Recondo

Essas são algumas das questões que Recondo procura responder baseando-se em correspondências, petições, pareceres e acórdãos de julgamento, além dos diários do ministro do Supremo Aliomar Baleeiro.

+JOTA: Leia a resenha sobre o livro escrita por Conrado Hübner Mendes

Recondo é especialista em STF. Trabalhou por dezoito anos cobrindo o Judiciário, política e economia. Passou pelas redações de O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, Isto É Dinheiro, além do blog do Ricardo Noblat. Recondo ganhou o Prêmio Esso do Sudeste em 2012.

O lançamento do livro Tanques e Togas e o debate serão realizados na segunda-feira (21/5), a partir das 9h30, na sala da Congregação do prédio histórico da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, número 95.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito