ciclo de eventos

Rumos do Brasil

Pular para conteúdo
Whatsapp
comentários

Gestão

Esther Dweck: Lula deve assinar nesta quinta decreto do concurso nacional unificado

Ministra da Gestão participou de painel do JOTA em parceria com o XVV Advogados e patrocínio do YouTube e do Google

YoutubeEste conteúdo foi produzido com o apoio do Youtube, em parceria com a XVV Advogados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nesta quinta-feira (28/9) o decreto que cria o Concurso Nacional Unificado, segundo informou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em evento do JOTA nesta quinta-feira (28/9). Antes de fazer uma cirurgia no quadril nesta sexta-feira (29/9), o presidente Lula vai assinar uma série de atos pendentes do governo.

“O nosso estava na lista, se não for hoje vai ser na próxima semana”,

Esther Dweck

A ministra participou nesta quinta-feira (28/9) da série Rumos do Brasil, realizada pelo JOTA em parceria com o XVV Advogados e que tem patrocínio do YouTube e do Google. O painel foi conduzido por Roberto Maltchik, editor do JOTA, Bosco Rabello, colunista do canal MyNews, e Ana Luisa Ferreira Pinto, do XVV advogados.

O Concurso Nacional Unificado, previsto para ser realizado em fevereiro de 2024, é uma tentativa do governo federal de facilitar o acesso da população a carreiras no serviço público. Em um único dia e em diferentes cidades do país, os candidatos vão poder disputar cerca de 5 a 6 mil vagas em dezenas de órgãos federais.

“A nossa ideia é aumentar a capilaridade dos locais de prova e também reduzir os custos de acesso, já que com uma prova será possível acessar diversas carreiras. O objetivo é ter uma burocracia que seja mais representativa do país em termos regionais e étnico-raciais”, disse a ministra.

Leia os destaques da entrevista com Esther Dweck

Discursos de ódio

Flávio Dino defende rol taxativo para responsabilização de redes sociais

Na Casa JOTA, ministro afirmou que regulação das plataformas deve visar condutas específicas

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quarta-feira (19/4) na Casa JOTA que a maioria das pessoas não seria atingida por uma eventual regulação das redes sociais. O titular da pasta defendeu a criação de um rol fechado de condutas a serem coibidas, em vez de uma regulação genérica da internet, de forma que também deve haver um espaço para autoregulação.

“Tenho defendido um rol taxativo. Ou seja, não é aberto. Não é regular a internet genericamente ou regular fake news e desinformação. Não, não é disso estou falando. Eu estou falando de condutas tipificadas em um rol fechado e que abranja racismo, homofobia, discriminação contra as mulheres, terrorismo, crimes contra o Estado democrático de Direito,” afirmou Dino.

A fala foi feita em um painel organizado pelo JOTA e pelo XVV Advogados, em Brasília. O ministro respondeu a perguntas de Beto Vasconcelos, sócio do XVV Advogados, e de Noslen Borges, professor de língua portuguesa e youtuber de educação, além da analista do JOTA Bárbara Baião, que moderou o debate. O evento conta com o patrocínio do YouTube.

Para Dino, 99% das pessoas que estão na internet provavelmente jamais seriam atingidas por nenhuma regulação. “Eu diria que a imensa maioria do que a gente faz na internet está na zona luminosa, na zona do que pode, do que é permitido. Agora, nós temos que tratar da zona de trevas. E, na zona de penumbra, deixa a sociedade se regular, o mercado se regular. Na dúvida, prestigia-se a liberdade de expressão.”

“A imensa maioria do que a gente faz na internet está na zona luminosa, na zona do que pode, do que é permitido. Agora, nós temos que tratar da zona de trevas.”

Flávio Dino

Para o chefe da pasta de Justiça e Segurança Pública, a internet não foi o único ingrediente do que chamou de “tempos de extremismos” pelos quais passamos não só no Brasil, mas no mundo. Apesar disso, segundo ele, a internet foi um “tempero especial” porque deu tração à desinformação e serviu como catalisadora de ações extremistas, como os atos golpistas de 8 de janeiro.

Confira outros pontos da entrevista com Flávio Dino. 

encontros

Jorge Messias diz que AGU prepara norma sobre desinformação e plano contra racismo

Ministro foi o primeiro entrevistado da série Rumos do Brasil, parceria do JOTA com o XVV Advogados e o YouTube

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, defendeu a atuação da pasta no combate à desinformação e adiantou que irá submeter uma proposta de portaria sobre o tema à consulta pública. Também afirmou que irá revisar a posição da União em ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que discute racismo institucional.

Nesta terça-feira (21/3), ele foi o primeiro entrevistado do ciclo de encontros Rumos do Brasil, realizado pelo JOTA em parceria com o XVV Advogados e patrocínio do YouTube.

“Quando se fala de democracia, o tema de desinformação é chave porque ela corrói a confiança da população nas instituições”, disse Messias. No início do ano, a AGU anunciou a criação de uma nova estrutura nesse sentido, a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia.

“O tema de desinformação é chave porque ela corrói a confiança da população nas instituições.”

Jorge Messias

“Desde a transição, nós tínhamos o diagnóstico de que os dados mostravam a necessidade de ter uma institucionalidade em favor da democracia. Tivemos uma eleição com protagonismo do discurso de ódio e das fake news. Não poderíamos nos conformar com esse estado de coisas inconstitucional”, comentou.

A cobertura completa da entrevista com Jorge Messias.

encontros

Série de eventos 'Rumos do Brasil', na Casa JOTA, discutirá o futuro do país

Com patrocínio do YouTube e em parceria com o XVV Advogados, autoridades do governo federal serão recebidas

Identidade visual Rumos do Brasil

Ao longo de 2023, a Casa JOTA, em Brasília, promove um ciclo de painéis para uma discussão franca sobre o atual cenário das políticas públicas brasileiras, o que precisa ser enfrentado de forma mais urgente, e os planos para o país nos próximos quatro anos. 

Analistas do JOTA e do XVV Advogados recebem representantes do alto escalão do Poder Executivo para debater os “Rumos do Brasil”, iniciativa com patrocínio do YouTube. O ciclo de debates será dividido em quatro encontros, transmitidos ao vivo no canal do JOTA no YouTube

Para atualizações sobre as datas e os convidados, faça sua inscrição.

Sobre o YouTube

Ao longo dos anos, o YouTube tem contribuído para o jornalismo de diferentes formas, no intuito de qualificar o debate político e social, contribuindo para a manutenção de um ecossistema midiático inovador, equilibrado e plural.

Entre as iniciativas recentes apoiadas no Brasil se destacam: o projeto Jogo Limpo com foco em combate à desinformação e realizado com o International Center For Journalists (ICFJ); o curso Jornalismo contra-hegemônico, criado e apresentado pela filósofa, pesquisadora e escritora Djamila Ribeiro; o patrocínio ao Festival Piauí de Jornalismo de 2022, a parceria com a jornalista Patrícia Campos Mello, a Folha de S. Paulo e o ITS Rio no podcast “Eleições na Internet”; a segunda temporada do podcast Paredes São de Vidro, do JOTA, que aborda os bastidores da Justiça brasileira; e o projeto Nosso Papo Reto, iniciativa realizada durante as eleições de 2022 para fomentar o diálogo entre pessoas que votam diferente, idealizado também pelo JOTA