Relatório JOTA PRO

Mais de 60% dos prefeitos conquistaram reeleição

Neste domingo (29/11), 16 prefeitos eleitos em 2016 buscam seguir nos cargos pelos próximos quatro anos

prefeitos reeleição
O ex-prefeito, Eduardo Paes, e o atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, se enfrentarão no segundo turno - Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais de 60% dos prefeitos candidatos à reeleição neste ano foram vitoriosos no primeiro turno. Em números, 1.538 prefeitos eleitos em 2016 já conquistaram mandatos até 2024. Isso significa uma taxa de reeleição de 62,4%. Neste domingo, 16 prefeitos buscam a reeleição no segundo turno. 

Um deles será o atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), que disputará contra o ex-prefeito da capital fluminense Eduardo Paes (DEM).


Como o JOTA destacou no dia do primeiro turno, em 2.464 municípios os prefeitos eleitos em 2016 disputaram o segundo mandato – e 810 vice-prefeitos que foram eleitos em 2016 disputaram o cargo de chefe do Executivo local neste ano.

Há 32 prefeitos candidatos que venceram a disputa em número de votos, mas suas candidaturas estão sub judice.

PARA ACESSAR O RELATÓRIO COMPLETO, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO:


Já entre os vice-prefeitos eleitos em 2016 que agora se candidataram ao cargo mais alto no Executivo local, 338 se elegeram. Somando também as candidaturas sub judice, esse número chega a 341.

Outros nove ainda disputarão o segundo turno, como é a situação de Bruno Covas (PSDB) em São Paulo e Arthur Henrique (MDB) em Boa Vista.

Eleições: além da reeleição dos prefeitos

Além do recorte sobre o tamanho dos municípios conquistados por partidos e seu impacto fiscal, os principais achados do levantamento do JOTA Labs são:

  • Como e por que a estratégia do centro teve efeito;
  • PP é o partido com mais eficiência;
  • DEM, PSD, MDB e PSDB têm eficiência muito parecida;
  • Por que PT e PSL têm resultados muito abaixo;
  • O capital político e o total de votos por partido;
  • Continuidade versus mudança: 62,4% dos prefeitos foram reeleitos em primeiro turno;

A pesquisa foi divulgada em call exclusivo na manhã da quinta-feira da semana passada (19/11) para assinantes JOTA Pro Poder.

Assinantes do serviço podem acessar a íntegra na área logada do JOTA.

Caso não seja assinante e queira saber mais sobre a pesquisa e outros produtos de dados do JOTA para analisar o Congresso, entre em contato.