Coronavírus

Trânsito no Brasil inverte tendência e volta a subir

Informações foram analisadas pelo JOTA a partir de dados do Waze, compilados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento

trânsito coronavírus
Crédito: Jaelson Lucas/SMCS

O trânsito em todas as regiões do Brasil voltou a subir na última semana, em uma tendência diferente de outros países da América Latina. As informações foram analisadas pelo JOTA a partir de dados do Waze, compilados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que monitora a intensidade de congestionamento no trânsito para diversos países e regiões metropolitanas.

 

A medida para um período do índice é definida como um dia inteiro. Os dados disponíveis não permitem desagregação por horário específico ou por trecho da área. Ou seja, é uma medida do congestionamento de uma região no intervalo de 24 horas.

Para controlar eventual sazonalidade dos dados, adotou-se a primeira semana de março de 2020 (1 a 7 de março de 2020) como linha base. A partir da segunda semana (dia 8 de março), boa parte dos governos passou a adotar medidas restritivas, o que fez com o trânsito nas ruas diminuísse progressivamente, e com isso também o Índice de Congestionamento no Trânsito. Portanto, a diminuição observada é em relação a semana de 1 a 7 de março.

Os dados apontam para uma curva de aumento de pessoas nas ruas, no momento em que a política de isolamento social atinge um período considerado essencial pelas autoridades de saúde. Veja os gráficos abaixo.

Tráfego por países da América do Sul

O Brasil teve queda acentuada no trânsito desde o dia 9 de março, embora não esteja entre as maiores diminuições da América do Sul no período – Bolívia, Peru e Paraguai apresentam os menores índices de intensidade de congestionamento de no trânsito. Nos últimos dias, o Brasil reverteu a tendência e os cidadãos aumentaram a mobilidade, segundo os dados do Waze.

Trânsito em cidades da região Sudeste

Na região Sudeste, o aumento pode ser observado na maioria das capitais – com exceção de uma leve retomada do tráfego do Rio de Janeiro.

Trânsito em cidades da região Nordeste

Nas principais cidades da região Nordeste, após uma queda acentuada, o trânsito está perto de 50% menos intenso do que na semana de 1 a 7 de março.

Trânsito em cidades da região Sul

Na região Sul, Porto Alegre foi a cidade que teve maior aumento no ICT medido pelo Waze nos últimos dias. Florianópolis, por sua vez, reduziu o índice nos últimos dias após um leve aumento.

Trânsito em cidades da região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, tanto a capital federal quanto Goiânia, maiores cidades da região, registraram aumento significativo do ICT nos últimos dias.

Trânsito em cidades da região Norte

No Norte, Belém e Manaus registraram aumento semelhante no trânsito nos últimos dias, na mesma tendência do restante do país.