Pesquisas

Avaliação positiva de Bolsonaro cai de 35% para 23% em um ano, mostra agregador do JOTA

O presidente Jair Bolsonaro tem hoje 28% de intenção de votos, de acordo com o agregador do JOTA

Presidente Jair Bolsonaro / Crédito: Valter Campanato / Agência Brasil
Presidente Jair Bolsonaro / Crédito: Valter Campanato / Agência Brasil

O ano de 2021 termina com queda no índice de aprovação e aumento na reprovação ao governo de Jair Bolsonaro. Em dezembro de 2020, Bolsonaro registrava 35% de avaliação positiva, hoje a parcela que apoia o seu governo é próxima a 23%: um recuo de 12 pontos.

A reprovação já era alta e cresceu ainda mais: passou de 39% em dezembro de 2020 para 53% agora. O presidente tem hoje 28% de intenção de votos, de acordo com o agregador do JOTA.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina o ano em fase de “epifania” política com o avanço das negociações com o ex-rival Geraldo Alckmin, cotado para vice na chapa.

O petista foi protagonista de uma intensa agenda positiva nos últimos três meses, empurrado pelas notícias negativas na economia e a percepção de que foi ‘injustiçado’. A tendência é que, dada a dianteira nas pesquisas, inicie 2022 sendo alvo de ataques de todas as frentes.

Lula aparece com 43% das intenções de voto, e os demais candidatos somados têm 21%.

Os dados acima estão no relatório semanal “A balança até 2022”, que tem foco na previsibilidade de médio e longo prazo. É a reunião de informações sobre o cenário atual e a nossa visão para o futuro. Conheça!

O próximo ano será marcado por uma das mais acirradas disputas eleitorais da história recente do Brasil. Para oferecer transparência e previsibilidade política,  com informações confiáveis e projeções reais, o JOTA desenvolveu soluções inteligentes que unem jornalismo e tecnologia. Assim, os clientes JOTA PRO Poder terão acesso à mais completa e assertiva cobertura das eleições de 2022.

No JOTA, o assinante tem acesso a ferramentas de inteligência artificial para monitorar as intenções de voto e a popularidade presidencial. Trata-se da maior base de pesquisas do Brasil, com mais de 10 mil levantamentos individualizados desde o governo José Sarney, desenvolvida com uma série de modelos estatísticos para dar mais previsibilidade às eleições de 2022.