Jazz

Saxofonista Bobby Watson de volta à Kansas City

Novo CD recria a música da cidade onde também nasceu Charlie Parker

15/10/2022|20:38|Brasília
Bobby Watson
Bobby Watson / Crédito: Reprodução YouTube

Em apenas 35 anos de vida (1920-1955), dos quais somente oito como solista-líder, o genial saxofonista Charlie Parker – nascido e criado em Kansas City - foi o principal Founding Father do bebop. Ou seja, uma figura tão excepcional e influente no mundo do jazz como Igor Stravinsky no panorama da música dita erudita. Ou como Picasso na história das artes plásticas.

Há dois anos, dentre as celebrações do centenário de nascimento de Charlie Parker, mereceu especial realce o lançamento do álbum Bird at 100 (Smoke Sessions), que reuniu uma trinca de notáveis especialistas do sax-alto, descendentes estilísticos do Bird: Bobby Watson, Gary Bartz e Vincent Herring

Pois Bobby Watson, 69 anos, está de volta como líder às lojas e plataformas virtuais no CD Back Home in Kansas City (Smoke Sessions), uma homenagem explícita à sua cidade natal, origem também de célebres músicos da época do swing como Count Basie e Mary Lou Williams.

Depois de fazer o seu nome em Nova York como membro de uma das formações dos Jazz Messengers de Art Blakey (1977-1981) e de uma dezena de álbuns como líder para a Blue Note e a Columbia, Bobby Watson retornou à sua terra em 2000, na condição de diretor de Jazz Studies da Universidade de Missouri-Kansas City. Em 2020, aposentou-se como professor. Mas não como jazzman.

Em Back Home in Kansas City, registro de abril último, ele chefia um primoroso quinteto com Jeremy Pelt (trompete), Cyrus Chestnut (piano), Victor Jones (bateria) e Curtis Lundy (baixo). Na setlist, um total de 11 faixas interpretadas em pouco mais de uma hora.

A faixa-título (4m30) – como está na apresentação do novo álbum – vem de uma progressão harmônica do velhíssimo standard intitulado Back home again in Indiana (ou simplesmente Indiana), que Charlie Parker recriou em Donna Lee, um dos “hinos” do bebop. Por sua vez, Bon voyage (5m30) é baseada em Maiden voyage, antológica composição de Herbie Hancock. E Side steps (6m05) é uma recriação de Giant steps, um dos mais marcantes temas de John Coltrane.

Ouça a faixa-título: 

Samples do CD: https://music.apple.com/us/album/back-home-in-kansas-city/1638870533logo-jota