CONTEÚDO PATROCINADO

O Pix Automático e a expansão das possibilidades de pagamentos recorrentes

Com lançamento em outubro de 2024, nova modalidade representa mais inclusão financeira e benefícios para consumidores e empresas

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

Neste mês de outubro, o Banco Central do Brasil anunciou o cronograma oficial do Pix Automático. Com lançamento previsto para outubro de 2024, ele será a nova funcionalidade do Pix para permitir pagamentos recorrentes com periodicidade definida, como contas de água, luz, internet, mensalidades escolares, assinaturas digitais, serviços de streaming, entre outros. Isso deve beneficiar tanto as empresas quanto os consumidores. 

A definição da data de lançamento e cronograma de desenvolvimento do Pix Automático era uma notícia muito aguardada pelo mercado, especialmente por marketplaces e plataformas de serviços de streaming. O Pix, sistema de pagamentos instantâneos instituído pelo Banco Central, é a modalidade mais utilizada pelos brasileiros e tem sido cada vez mais aceita no comércio eletrônico – ela é adotada por todas as principais lojas virtuais do país, conforme dados da consultoria GMattos.  

Entretanto, para realizar pagamentos recorrentes hoje, o consumidor precisa cadastrar o débito automático em conta ou pagar com cartão de crédito, débito ou pré-pago. Portanto, quando se trata do pagamento de assinaturas de serviços digitais e de streaming como Amazon Prime, Netflix, Spotify, entre outros, o consumidor ainda não consegue pagar com o Pix. É necessário possuir um cartão para fazer o pagamento.  

A oferta do Pix Automático como meio de pagamento nos marketplaces e plataformas de streaming promete aumentar a conversão e diminuir o custo da transação. Já para os consumidores, especialmente aqueles sem cartão, essa inovação trará comodidade e inclusão financeira, permitindo que adquiram produtos e serviços recorrentes digitais com maior facilidade e sem precisar de um cartão. 

Além disso, uma evolução natural do Pix Automático, que também foi mencionada pelo Banco Central no último Fórum Pix, é a possibilidade de sua utilização para pagamentos recorrentes sem periodicidade definida. Esta extensão no uso do Pix Automático, ainda que não faça parte do seu escopo inicial e sem data de entrada em vigor, é muito aguardada pelos marketplaces, especialmente os que utilizam pagamentos pré-aprovados com cartão, como aplicativos de transporte e entregas. 

As associadas da Conecta (Associação Brasileira de Marketplaces e Intermediadores de Pagamentos) vêm colaborando com o Banco Central na construção do Pix Automático, por meio de contribuições às consultas sobre o tema nos grupos de trabalho do Fórum Pix, para que a adesão dos brasileiros à esta nova funcionalidade seja tão bem sucedida quanto no lançamento do Pix. 

O Pix Automático será um marco na evolução do sistema de pagamentos instantâneo brasileiro, tornando os pagamentos recorrentes mais intuitivos e acessíveis para todos. Além disso, vai aprimorar a experiência do consumidor e continuar gerando benefícios econômicos para toda a sociedade, com a consequente redução do custo de pagamento no Brasil.