Liberdade de Expressão

Conet 2019

‘Marco Civil da Internet não conseguiu prever desinformação e fake news’

Deputado federal Alessandro Molon, que foi relator do projeto de lei, palestrou no CONET 2019

Deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) / Crédito: Thiago Santos/ITS/JOTA

No entendimento do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), o Marco Civil da Internet, que completou cinco anos de sanção no último dia 23 de abril, garantiu o fortalecimento do ambiente na internet, estabelecendo diretrizes para a navegação e proteção dos usuários, mas não conseguiu prever um dos principais desafios do parlamento brasileiro no momento: a desinformação e as notícias falsas.

Para Molon, que palestrou na tarde desta terça-feira (7/5) na Conferência Nacional de Internet 2019 (#CONET2019), realizada no Congresso Nacional e organizado pelo JOTA em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS), o Congresso tem o desafio de encontrar a linha tênue entre respeitar a liberdade de expressão e coibir notícias falsas na internet.

“Não era possível prever tudo, e a pauta de notícias falsas não estava colocada no momento para acrescentá-la ao texto”, afirmou o deputado, que foi relator do projeto de lei à época na Câmara dos Deputados.

Apesar disso, Molon ressaltou que a lei inovou, garantindo a privacidade dos usuários, equilibrando a liberdade de expressão com uma possível persecução criminal nos casos em que há cometimento de crime na rede.

“No início, acharam que era uma lei que tinha por objetivo controlar a internet. No fim, provamos que a ideia era o contrário: proteger a rede, garantindo a liberdade de expressão dos usuários”, destacou o deputado.

Ao lado de Molon, palestrou Mariana Cunha e Melo, da NuBank, Rodrigo Afonso, diretor presidente da Dínamo, e Carlos Affonso, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito