Economia

Renda de aluguel por temporada, via Airbnb, ajudou anfitriões a ficarem em casa na pandemia

A plataforma trabalha em inovações para atender as novas formas de trabalho e os novos perfis de viagem.

Crédito: Unsplash/@Taylor Heery

Uma pesquisa recente feita pelo Airbnb no Brasil apontou que, para 59% dos anfitriões brasileiros ouvidos, a renda obtida com o aluguel de seus imóveis os ajudou a permanecerem em casa durante a pandemia. 

De acordo com a mesma pesquisa, para 63% desses anfitriões, o principal motivo para anunciar seus imóveis no Airbnb é ter uma renda extra, enquanto 50% disseram que esta renda os ajudava a manter suas casas e 27%, a manter as contas em dia.

O profissional de TI Martin Rehse, que tem na profissão de TI a sua renda principal, mostra o impacto nestes quase três anos em que ele tem sido anfitrião: “Nossa família tem a propriedade em Monte Verde (MG) há 33 anos e os custos estavam altos, então foi aí que eu comecei. Hoje o sítio se sustenta e gera uma renda”, analisa Rehse, que é superhost no Airbnb, anfitriões mais bem avaliados na plataforma. 

“São locais, muitas vezes, fora do roteiro de viagem habitual das pessoas antes da pandemia, o que colabora, inclusive, para uma descentralização do turismo, trazendo mais oportunidades para destinos que, tradicionalmente, não estavam na rota turística”, destaca o Head de Supply do Airbnb na América do Sul, Felipe Marcondes. 

Para se ter maior noção do impacto econômico do negócio, segundo um relatório produzido pela Oxford Economics, os hóspedes no Airbnb na América Latina e no Caribe contribuíram com 416 mil empregos e US$ 4,5 bilhões em salários, renda gerada em diversos pontos de contato com o turismo, como o comércio e restaurantes locais. 

Nova economia 

Outra pesquisa encomendada pela plataforma, com 7.500 usuários de cinco países (México, França, Reino Unido, Austrália e Estados Unidos), revelou que 63% dos entrevistados possuem hoje mais flexibilidade em seus trabalhos. Um terço afirmou que, passado o período pandêmico, planeja não apenas viver em um lugar diferente, mas também trabalhar remotamente com mais frequência. 

O levantamento também mostrou que 53% dos usuários farão viagens fora dos dias de pico e 55% fora dos horários de pico, 55% viajarão em finais de semana prolongados e 53% irão aproveitar oportunidades de momento. Pouco mais de um terço (37%) pretende fazer viagens de longa duração. 

Esse cenário se reflete nos dados do Airbnb. Entre julho e setembro de 2021, 20% das reservas foram feitas para estadas de um mês ou mais. Duzentos destinos ao redor do globo já possuem pessoas morando por ao menos três meses em um Airbnb, sendo que quase metade deste total é proveniente de outra locação também no universo da plataforma. O curioso é que os idosos, entre 60 e 90 anos, são os que mais têm procurado essas estadas mais longas, o que reforça o DNA de inclusão do Airbnb. 

Felipe Marcondes destaca que destinos para os quais as pessoas possam ir de carro, geralmente até 500km do ponto de partida, tendem a ser mais procurados, e os chama de ‘destinos hiperlocais’. Na maior parte dos casos, são famílias que buscam um refúgio mais próximo à natureza, porém com boa infraestrutura para lazer e até mesmo trabalho remoto. 

Observando as tendências atuais e de acordo com este novo cenário, em que o perfil, os desejos e as necessidades dos viajantes e dos destinos estão passando por mudanças, o Airbnb tem trabalhado em ferramentas, processos e parcerias inovadoras para trazer ainda mais benefícios para os hóspedes, os anfitriões e as comunidades em que estão inseridos.

Parcerias com os destinos de turismo

No Brasil, o estado de São Paulo faz parte das dezenas de parcerias que foram firmadas com organizações de promoção turística, governos e organizações sem fins lucrativos, além de outras parcerias que focam na sustentabilidade e promovem o turismo responsável, além de potencializar o uso de inteligência de mercado pelos destinos para fortalecer a base de informação sobre o perfil dos novos visitantes e sua contribuição para a movimentação das economias locais.

Em outros países da América Latina, como Colômbia e Costa Rica, a plataforma também realiza parcerias de forma a abrir o diálogo e apoiar o poder público na construção de melhores políticas públicas voltadas ao turismo.

Nova maneira de fazer buscas

Em 2021 foram lançadas 150 novas ferramentas, atualizações e funcionalidades. Além de ser uma constante no Airbnb, isso reforça o atendimento à nova realidade de pessoas com trabalhos mais flexíveis, algumas inclusive no modelo anywhere office. 

Com o intuito de suprir este novo perfil de viajante e oferecer ao usuário a possibilidade de conhecer novos lugares, a plataforma criou, em maio de 2022, a busca pelas Categorias Airbnb. Ao acessar a plataforma, são apresentadas 56 categorias que organizam as acomodações com base em seu estilo, localização ou proximidade de uma atração de viagem. Assim, ao fazer uma pesquisa, os resultados da busca também trazem oportunidades de acomodação em outros lugares, de acordo com aquela categoria.

As mais de 50 opções de categorias vão desde Praia, Piscinas Incríveis, No Interior e Cabanas, até Castelos, Grutas, Torres e Contêineres. Isso evidencia não apenas nichos diversos de mercado, mas o pluralismo, fazendo com que cada viajante possa ter experiências únicas. 

“Há um interesse cada vez maior por experiências, muito mais do que simplesmente visitar um destino específico. Viajantes buscam mais do que apenas acomodações de alta qualidade e, no Airbnb, eles encontram opções exclusivas, como cabanas, acomodações com design diferenciado e até mesmo castelos e ilhas”, destaca Marcondes. 

Funcionalidades

Com o Wifi verificado, o anfitrião verifica a velocidade através do próprio aplicativo do Airbnb, fazendo com que o hóspede saiba se aquele serviço é suficiente para suas necessidades, sejam elas de lazer ou corporativas. 

O Superhost Rehse ressalta que a verificação do Wifi é de grande valia para um viajante optar entre um destino e outro: “Me ajudou muito com o nicho de home office”. Ele destaca também a nova opção de receber pets e poder cobrar uma taxa extra de limpeza pela estadia dos animais: “A última atualização que tem a taxa extra foi super prática. Acho que 90% das minhas reservas são com pets, já recebi até hóspedes com tartarugas.” 

Na Aba Viagens aprimoradas, todos os detalhes pertinentes à reserva estão agrupados em um só lugar, facilitando a busca por informações como localização, voltagem e itens disponíveis na acomodação. 

Um dos entraves comuns em viagens pode ser o idioma. Pensando nisso, o Airbnb criou a Translation Engine, uma ferramenta de tradução automática com mais de 60 idiomas. 

A Análise de acessibilidade verifica a veracidade dos recursos de acessibilidade dos anúncios, e outra novidade é que a plataforma agora permite reservas com até 12 meses de antecedência, fazendo com que anunciantes e viajantes possam se programar com bastante folga.  

Para que novos anfitriões aprimorem seus conhecimentos e troquem dicas, foi criado o Pergunte a um Superhost, que conecta os usuários a anfitriões-modelo que são criteriosamente avaliados a cada 90 dias, além de serem referências na comunidade. Marcondes explica que “o modelo de deep learning da plataforma automatiza a disposição das fotos nos anúncios com base nas características estabelecidas pelos hóspedes, enquanto as sugestões inteligentes de texto ajudam os anfitriões a criarem o melhor título e descrição ideal para suas acomodações“. 

A cereja do bolo é o AirCover, que cobre os anfitriões em até US$ 1 milhão em eventuais danos ao imóvel ou a pertences, e a mesma quantia para responsabilidade civil, perda de renda, abarcando, por exemplo, gastos com limpeza profunda e danos causados por pets.