Aluguel por temporada

Airbnb investe ainda mais na segurança de hóspedes, anfitriões e comunidade

Plataforma anunciou, no último mês, novos recursos de segurança

Crédito: Unsplash

A oportunidade de renda extra contribui para um aumento significativo e constante no número de pessoas que desejam se tornar anfitriãs no Airbnb. Entre os novos adeptos, estão brasileiros que encontram na plataforma uma forma de lidar com o aumento do custo de vida e de produtos do dia a dia. Em 2021, o anfitrião brasileiro obteve 33% renda a mais em relação a 2019. O Airbnb continua a investir em recursos para reforçar a segurança e a confiança não só de donos de imóveis que compartilham seus espaços na plataforma, como de hóspedes e da comunidade em geral, inclusive em condomínios.

Segundo Daniela Teixeira, gerente sênior de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil, a segurança e o bem-estar de novos e antigos anfitriões e hóspedes, assim como da comunidade em geral, são prioridade para a empresa. 

“As reservas feitas via Airbnb têm diversos mecanismos que dão mais tranquilidade na relação entre anfitriões e hóspedes, como sistema de avaliações e comentários. Os endereços das acomodações não são identificados no anúncio e o pagamento é seguro, feito no ambiente da plataforma e 100% rastreável via cartão de crédito”, destaca Teixeira.

Mais recursos para promover segurança e bem-estar 

Conforme a comunidade de anfitriões no Airbnb cresce, assim como o número de hóspedes, aumentam também os esforços para mais segurança ao disponibilizar ou reservar uma estadia na plataforma.

Em 16 de novembro, o Airbnb divulgou novidades para reforçar a segurança de todos, incluindo uma proteção ainda mais ampla do AirCover para anfitriões, que está sempre incluída gratuitamente em todas as reservas.

Apresentado em 2021, o valor de cobertura do AirCover para anfitriões triplicou a proteção de US$1 milhão para até US$3 milhões em 2022 —com proteção para a propriedade e conteúdo dela. Para reforçar a segurança e a confiança de hóspedes, anfitriões e da comunidade, a plataforma também anunciou:

  • Verificação de identidade do hóspede – Expansão da verificação de identidade para todos os hóspedes que viajam para os 35 principais países e regiões onde o Airbnb está disponível – representando 90% de todas as reservas. O Airbnb vai expandir a verificação de identidade de hóspedes para todo o mundo no segundo trimestre de 2023.
  • Tecnologia de análise de reservas – O Airbnb lança tecnologia própria de análise de reservas nos Estados Unidos e Canadá, o que ajuda a reduzir a chance de festas não permitidas. A tecnologia de análise de reservas será expandida para todo o mundo no segundo trimestre de 2023.
  • Proteção para carros e barcos – O Airbnb passa a oferecer proteção para carros, barcos e outros veículos aquáticos que você estacione ou guarde em sua propriedade.
  • Proteção para obras de arte e objetos de valor – Uma gama mais ampla de obras de arte, joias e itens colecionáveis ​​agora será reparada ou substituída pelo valor de avaliação.
  • Mais facilidade para formalizar um pedido – Agora, o envio de um pedido de proteção contra danos poderá ser feito em poucas e simples etapas e o pedido poderá ser acompanhado facilmente desde o envio até o pagamento.

Na mesma data, a empresa também divulgou o Anúncio Fácil Airbnb, que, entre outros benefícios, facilita a forma de anunciar um espaço na plataforma e inclui a possibilidade de um novo anfitrião optar por receber um hóspede experiente para a primeira reserva —como aqueles que tenham pelo menos três estadias anteriores e um bom histórico no Airbnb.

A segurança que a plataforma oferece é um dos fatores que tem feito o Airbnb se tornar popular na América Latina. De acordo com os resultados da companhia do terceiro trimestre de 2022, na região, reservas de acomodações e experiências na plataforma cresceram 33% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

Entre as pessoas que começaram a experimentar o Airbnb no último ano está a empresária Daniela Cancian, que viu vantagens na plataforma para realização de viagens a lazer com a família. “O Airbnb tornou-se a minha primeira opção quando busco casas ou apartamentos com ambientes completos e exclusivos para aconchegar melhor meus familiares e proporcionar mais conforto aos meus pais, que já são idosos”, relata. “Além dos imóveis serem de alta qualidade, os anfitriões também são atenciosos e hospitaleiros”, complementa a empresária

Além das novidades apresentadas, o Airbnb conta com outras ferramentas e processos para promover a segurança, tanto dos anfitriões que disponibilizam seus espaços na plataforma, quanto dos  hóspedes e a comunidade onde estão inseridos. Alguns exemplos são:

  • Desde junho de 2022, está em vigor a proibição, de forma permanente, de festas e eventos de qualquer natureza em acomodações no mundo todo. Essa medida começou como um esforço de saúde pública para contribuir com a contenção do coronavírus e ganhou ainda mais importância ao se tornar definitiva — mais uma forma de respeito com a comunidade onde as acomodações anunciadas no Airbnb estão inseridas.
  • Canal de Apoio ao Vizinho, uma ferramenta para que a comunidade em geral possa relatar de forma ainda mais fácil e rápida eventuais incidentes em reservas nas proximidades, como festas e eventos e barulho excessivo, disponível 24 horas por dia nos sete dias por semana. Basta acessar a página, detalhar o caso por escrito, ou solicitar o apoio de um representante especializado, que dará retorno para atendimento por telefone.
  • Linha de Atendimento Urgente que permite, por meio do aplicativo do Airbnb, acesso direto a uma equipe de segurança treinada, tanto para anfitriões quanto para hóspedes, em meio a eventuais crises ou situações de emergência durante estadias ativas.
  • A plataforma possui, ainda, uma Central de Ajuda 24 horas, 7 dias por semana, com atendimento em 42 idiomas, inclusive português.