Jornalismo e tecnologia

JOTA bate recorde de audiência em outubro: 26,4 milhões de acessos

No mês das eleições 2022, o número de page views foi três vezes maior do que o registrado em setembro, superando os 33 milhões

jota recorde audiência
Redação do JOTA em São Paulo / Crédito: Dayane Bitencourt

Em outubro, enquanto o Brasil ia às urnas, o JOTA somou o maior número de acessos em um único mês desde a sua fundação, em 2014. Foram 26,4 milhões de acessos e 33,2 milhões de páginas vistas no período em que o país decidia os rumos da democracia e da política nacional. O número de page views é mais do que o triplo da audiência do site no mês anterior.

No total, 22,3 milhões de usuários passaram pelo site em outubro para saber mais sobre candidatos, obter informações atualizadas sobre a apuração das urnas e acompanhar análises, em texto, áudio e em vídeo, sobre o cenário político e sobre os Três Poderes.

O primeiro turno teve a marca mais impressionante: 10,3 milhões de pessoas visitaram o JOTA naquele primeiro domingo de eleições (2/10) em um único dia.

Criado em 2014 como um site jurídico, o JOTA expandiu seu olhar analítico ao longo dos últimos anos para os Três Poderes, cumprindo a missão de tornar as instituições brasileiras mais previsíveis. Hoje, além da cobertura ampliada no site, há ainda o serviço de informação e análise JOTA PRO, que atende milhares de assinantes corporativos.

Um dos diferenciais do JOTA é reunir ferramentas tecnológicas e de inteligência artificial à rigorosa apuração jornalística. Durante as eleições, os analistas do JOTA PRO Poder adiantaram informações que se mostraram definidoras nestas eleições, o que permitiu a nossos assinantes prever cenários para que pudessem tomar decisões.

Nessa linha, o agregador de pesquisas eleitorais do JOTA acertou com precisão que as eleições presidenciais de 2022 seriam decididas apenas no segundo turno e que, ao final, seria eleito o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na véspera do segundo turno (29/10), o agregador calculou que o eleito tinha 51,6% das intenções de voto, contra 48,4% de Jair Bolsonaro (PL) – o número é por votos válidos, que excluem brancos e nulos.

O resultado das urnas fez com que Lula fosse eleito com 50,9% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro foi derrotado ao marcar 49,1%, uma pequena diferença em relação ao agregador de pesquisas do JOTA.

Desde o início das campanhas e mesmo com resultados de diferentes pesquisas indicando a possibilidade de definição já no primeiro turno, o agregador do JOTA demonstrava que haveria segundo turno. A possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, segundo o agregador do JOTA, sempre ficou abaixo de 15%.

Conteúdo especializado e em tempo real

Neste ano, o JOTA colocou em prática diversas iniciativas com foco nas eleições 2022. Nos dois turnos, além de reportagens e de uma cobertura em tempo real com a marcha da apuração, o JOTA transmitiu episódios do GPS Eleitoral, live com análises, bastidores e entrevistas sobre as eleições presidenciais deste ano e as pesquisas eleitorais. O programa foi feito em parceria com o site Inteligência Financeira.

No domingo do primeiro turno, a transmissão registrou cerca de 225 mil visualizações no YouTube; já a live do último dia de votação foi vista mais de 110 mil vezes até o momento.

Outro projeto foi o hotsite Políticos, uma plataforma com informações organizadas de forma simples, didática e sem viés, para que o eleitor encontrasse com facilidade os dados sobre os candidatos e os parlamentares e chefes do Executivo eleitos.

Para incentivar o diálogo entre pessoas que pensam diferente, o JOTA e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) lançaram o Nosso Papo Reto. No site, os eleitores são convidados a tentar adivinhar como pensam os apoiadores de outros grupos políticos sobre temas relevantes da agenda nacional. Ao fim, há uma comparação entre a expectativa de resposta e o que o outro grupo respondeu, de fato, na pesquisa nacional.

O site do projeto, que é patrocinado pelo YouTube, tem como base uma pesquisa nacional de representatividade sobre políticas públicas e temas de interesse nacional.

Além disso, lançamos também dois podcasts temáticos. A segunda temporada do Paredes São de Vidro volta a revelar os bastidores do alto escalão da Justiça brasileira, desta vez em relação às eleições. O sistema eleitoral e as urnas eletrônicas são dissecados em episódios que atravessam as décadas desde as fraudes do passado até as atuais desconfianças sobre as eleições. O podcast conta com patrocínio do YouYube e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e apoio institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em parceria com a F451, o JOTA também lançou o Petecanos, podcast que conta a história de amor e ódio entre petistas e tucanos. A partir da decretação do Ato institucional 2, em março de 1965, que extingue os partidos políticos, o Petecanos começa a contar a história da criação dos dois partidos que acabariam dominando a política nacional por mais de 20 anos

Para combater a desinformação, o JOTA lançou uma série de vídeos sobre as urnas eletrônicas, com patrocínio do TikTok, como parte de um conjunto de ações da plataforma para apoiar a integridade eleitoral. O projeto também conta com o apoio institucional do TSE.  Ao todo, foram publicados 15 vídeos no TikTok com formato leve e acessível, sem perder o rigor da apuração.

A fonte das fontes

O JOTA conta com soluções corporativas para que tomadores de decisão antecipem movimentações dos Três Poderes, prevejam cenários e obtenham todas as informações que precisam para não serem surpreendidos em seus negócios.

Apenas uma pequena fração do conteúdo produzido para os assinantes do JOTA PRO é publicada aqui no site. O serviço se estrutura em três verticais: Poder, Tributos e Saúde.

Se você precisa entender os movimentos de Brasília para tomar suas decisões, peça um trial do serviço para sua empresa e conheça o melhor serviço de inteligência política e jurídica do Brasil.

Finalizadas as eleições, o time de repórteres e analistas do JOTA está a postos desde já para fazer a cobertura da transição de governos e analisar os cenários que se desenham para 2023.

Sair da versão mobile