POSICIONAMENTO

JOTA amplia cobertura dos Três Poderes e investe em inteligência artificial

Slogan do JOTA passa a ser “Jornalismo e tecnologia para tomadores de decisão”

Querid@s leitor@s, 

Vocês que acompanham Judiciário e Direito no JOTA devem ter percebido novidades nos últimos meses (pesquisas, big data, eventos). Passamos a cobrir também Executivo e Legislativo. Vamos agora compartilhar com vocês algumas notícias sobre nós e lançamentos que estamos preparando.

A interdependência dos poderes levou à ampliação da cobertura. O que o STF decide é discutido do outro lado da Praça e a visão dos grandes temas depende da análise de milhares de processos, projetos, portarias. Nosso novo slogan: Jornalismo e tecnologia para tomadores de decisão.

Tudo o que já fazíamos continua. E vamos aplicar o que aprendemos à cobertura de mais temas, com análise técnica e inteligência artificial. A ciência de dados será aplicada para fazer um jornalismo melhor, e o jornalismo será usado para fazer uma ciência de dados + precisa. 

Alguns produtos de jornalismo e ciência de dados estão no ar há algum tempo. O robô @ruibarbot monitora processos parados e foi finalista do Prêmio Gabo 2019. Em 2018, fizemos um agregador de pesquisas eleitorais pioneiro no país. 

As dicas, leituras e assinaturas de vocês nos ajudaram a construir uma empresa brasileira que ganhou o prêmio de melhor startup de conteúdo digital do mundo no World Digital Media Awards 2019. A seguir, um panorama da nova produção e dos produtos especializados

Distribuímos conteúdo especializado e técnico sobre os três Poderes e seu impacto em três verticais: Poder, Saúde e Tributos. Essa distribuição de conteúdos acontece por redes sociais, podcast, site, newsletters e WhatsApp. 

Redes sociais – Aqui no Twitter via @JotaInfo e no @ruibarbot; no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Podcast Sem Precedentes – Ampliando  as análises jurídicas, políticas e econômicas, o podcast trata dos principais casos do STF e cortes superiores e também dos grandes temas do país à luz da Constituição. Disponível no SoundCloud e no Spotify

Site JOTA.INFO Conteúdo atualizado com repórteres nos tribunais, palácios, agências e demais ambientes onde a informação está. Junto ao jornalismo, temos a equipe de cientistas de dados coletando informações e trazendo informações quantitativas para o debate.

Índice de aprovação dos presidentes do Brasil –  Um modelo estatístico que agrupa as diferentes pesquisas e estima a aprovação dos presidentes do Brasil, de José Sarney a Jair Bolsonaro.

JOTA PRO Desenvolvemos produtos específicos com inteligência artificial sobre grandes bases de dados e pesquisa. Os clientes são empresas, mercado financeiro, escritórios, e as ferramentas geram dados para matérias no site sobre temas de interesse público. Veja os principais:

Newsletters – Conteúdo específico e exclusivo entregue para assinantes de cada vertical. Produzimos conteúdo diretamente de STF, STJ, Carf, Câmara, Senado, ANS, Anvisa e outras instâncias do poder público.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Aprovômetro – Algoritmo que infere probabilidade de aprovação de projetos no Congresso. Usa machine learning com mais de 3000 variáveis em banco de 123 mil proposições de 1934 a 2019. Previu 97,5% dos projetos arquivados e 72% dos que viraram lei em 2019.

Mapa parlamentar – Permite uma compreensão visual sobre como cada um dos 513 deputados votam –se alinhado ao governo ou não.

Tributos previsíveis – Ferramenta que prevê as chances de vitória ou derrota de cada processo em tramitação no Carf.

SOB MEDIDA

Índice de previsibilidade – Usado em projetos de grande impacto, inclui pesquisas no Congresso, análise de social media e o histórico de votações. Modelo aponta tendência de cada parlamentar e acertou nominalmente votos da Previdência (90%) e projeto do saneamento (93%).

Casa JOTA Espaço localizado em Brasília para debates técnicos e apartidários sobre políticas públicas cruciais para a sociedade, o governo e a iniciativa privada.

JOTA Discute – Espaço para que organizações patrocinem uma discussão jornalística técnica e imparcial sobre um tema, em reportagens no JOTA.Info ou eventos presenciais.