Mercado

Podcast

IPTV Pirata: Crime, direito à cultura e modelo de negócio na crise da TV paga

Box de IPTV pirata coloca em risco modelo de negócio da TV paga. Quais os riscos legais para quem usa e vende?

Crescimento dos boxes de IPTV coloca em xeque modelo de negócio das TVs por assinatura
Crescimento dos boxes de IPTV coloca em xeque modelo de negócio das TVs por assinatura

O novo episódio do Big Data Venia, o podcast sobre tecnologia e Direito do JOTA, discute os impactos e repercussões legais do crescimento do uso de boxes de IPTV, que liberam de forma clandestina o conteúdo de TVs por assinatura.

O gatonet ou skygato, que cresceram há uma década no Brasil, hoje cabem em uma caixinha que libera todos os canais e coloca em risco o modelo de negócio das TVs por assinatura. A pirataria voltou com força total, depois de um período em que streamings como a Netflix pareciam ter encontrado a chave pra legalidade no audiovisual: preços baixos e catálogo atrativo.

Ouça no Spotify:

Mas a queda de renda dos brasileiros e a multiplicação dos serviços de streaming fez com que a conta ficasse mais difícil, e os serviços de IPTV dispararam no país, vendidos nos camelôs e pela internet. A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) reagiu com uma campanha que mostra crianças apelando para o que é “certo”.  O Big Data Venia discute se apelos éticos e ações legais são o caminho para resolver o problema impulsionado em um período de pandemia e queda de renda.

Ouça no Apple Podcasts

Os convidados discutem o desafios do modelo de negócio audiovisual em meio à crise econômica e às inovações, o direito à cultura e os direitos autorais e também as repercussões legais para quem usa e quem vende as IPTV para acessar canais de TV paga e conteúdo de serviços pagos de streaming.

Ouça no Google Podcasts

Participam do podcast a pesquisadora Yasmin Curzi de Mendonça, do centro de Tecnologia e sociedade da FGV Direito Rio e o professor Marcos Wachowicz Professor, coordenador do GEDAI, o Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial  da UFPR.

A apresentação é de Iago Bolívar, e a edição de áudio e vídeo, de Raoni Arruda, do JOTA. Você pode assistir ao Big Data Venia no Youtube do JOTA e seguir o podcast nas principais plataformas de streaming, pra ser notificado dos novos episódios:

Spotify https://spoti.fi/34NagnP
Apple https://apple.co/36tQo9h
Google https://bit.ly/3yOwQbP