Facebook e Whatsapp

Apagão das redes e zero rating: o alto preço do que é de graça – Big Data Venia

Quem paga os prejuízos causados pelo apagão do Facebook, Whatsapp e Instagram? E como planos de celular impulsionam a concentração de mercado?

Apagão do Facebook expõe dependência de redes concentradas e efeito do zero rating no Brasil. Arte/JOTA
Apagão do Facebook expõe dependência de redes concentradas e efeito do zero rating no Brasil

A queda por mais de cinco horas do WhatsApp, Facebook e Instagram expôs uma realidade que afeta a vida dos brasileiros e molda negócios e o discurso público: para acessar alternativas a essas redes sociais é preciso pagar mais. O novo episódio do Big Data Venia, o podcast sobre direito e tecnologia JOTA, explora as consequências do “zero rating” e como o apagão das redes sociais expõe nossa dependência e limites da legislação brasileira e da regulação.

A maior parte dos brasileiros usa as redes sociais em celulares, com planos pré-pagos que dão direito a acessar o WhatsApp e Facebook sem cobrança extra, uma prática chamada de “zero rating”. Mas para entrar em um app concorrente ou em um site, o consumo de dados é ativado, e logo o pacote acaba, sendo necessária uma recarga. Com isso, dezenas de milhões de pessoas recebem um estímulo para continuarem nas mesmas redes, onde também continuam seus amigos e parentes. E, assim, empresas e produtores de conteúdo também focam seus esforços e negócios nessas mesmas redes. Quais as consequências disso para o consumo de informações e a formação da opinião pública? Há soluções regulatórias? Como os outros países lidam com o zero rating?

Por outro lado, a dependência das redes afetou diretamente negócios, das grandes empresas a ambulantes. O que diz a lei brasileira sobre possíveis prejuízos de consumidores e empresas?

Ouça o episódio no Apple Podcasts

Esses são os temas deste episódio do Big Data Venia, com a participação de Yasmin Curzi de Mendonça e Luca Belli, do centro de Tecnologia e Sociedade (CTS), da FGV-Direito Rio, e Ivar Hartmann, do Insper. A apresentação é de Iago Bolívar e a edição de áudio e vídeo, de Raoni Arruda.

Siga o Big Data Venia na sua plataforma de áudio preferida, para ser alertado sobre novos episódios:

Spotify: https://spoti.fi/34NagnP
Apple: https://apple.co/36tQo9h
Google: https://bit.ly/3yOwQbP