Coronavírus

Receita Federal e PGFN prorrogam suspensão de prazos até 31 de julho

Suspensão não foi prorrogada para notificações de lançamento da malha fiscal da pessoa física

PLR icms receita federal
Site da Receita Federal / Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogaram até 31 de julho a suspensão de atos processuais e de cobrança administrativa. As prorrogações das medidas adotadas em decorrência da pandemia do coronavírus constam em normas publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (1/7), a portaria 1.087/2020 e a portaria 15.413/2020.

Segundo a portaria da Receita Federal, continuam suspensos procedimentos como emissão de aviso de cobrança, intimação para pagamento, exclusão de contribuinte de parcelamento por inadimplência e os registros de pendência de CPF ou inaptidão do CNPJ motivados por ausência de declaração. A suspensão, no entanto, não foi prorrogada para notificações de lançamento da malha fiscal da pessoa física.

Já a portaria da PGFN manteve suspensa até 31 de julho a apresentação de protesto de certidão de Dívida Ativa. Entre outros pontos, a norma estendeu até a mesma data os prazos para os contribuintes recorrerem de processos sobre exclusão do Refis de 2017 e para ofertarem garantia antecipada em execução fiscal.

Também permanece suspensa até o fim do mês a exclusão de contribuintes de parcelamentos por inadimplência. Por fim, ficou prorrogado até 31 de julho o prazo de adesão à transação extraordinária, que permite a renegociação de dívidas fiscais direto com a PGFN.

A procuradoria promoveu a transação extraordinária em função dos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus. Regulamentada pela portaria 9.924/2020, a modalidade é aberta a qualquer devedor. Os prazos de pagamentos são alongados em até 100 meses, mas a norma não oferece descontos.

Neste caso, o governo pretende facilitar a negociação dos débitos fiscais e oferecer diferimentos, como a entrada reduzida e parcelada em três vezes. O objetivo da transação extraordinária é postergar o pagamento de dívidas com a União para preservar o caixa das empresas.