Semana que vem

Anvisa adia decisão sobre novas regras para aeroportos na pandemia

Agência está em diálogo com a Casa Civil e agências reguladoras de outros países para saber sobre nova variante

aeroporto ANAC aviacao
Imagem: Pixabay

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiram adiar para a próxima semana as alterações nas regras vigentes para portos, embarcações, plataformas e aeroportos durante a pandemia do coronavírus.

JOTA apurou que a discussão foi adiada pois o voto do relator, diretor Alex Machado Campos, não foi concluído a tempo da reunião. Além disso, a agência está em diálogo com a Casa Civil e agências reguladoras de outros países para entender pontos relacionados à nova variante do vírus, a Ômicron.

Na manhã da última quarta-feira (1/12), o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, participou de uma reunião do ICMRA (Internacional Coalition of Medicines Regulatory Authorities), fórum composto pelos diretores-presidentes titulares de agências reguladoras de todo o mundo.

Segundo Barra Torres, foram discutidos diversos aspectos da variante Ômicron e os membros do fórum chegaram ao consenso de que a pandemia não acabou, e que a melhor maneira de evitar a pandemia é a vacina. A reunião também contou com a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Assinantes do JOTA PRO Saúde têm acesso a uma cobertura especial das sessões e bastidores da Anvisa e da ANS. Conheça!

Na noite da última terça-feira (30/11), representantes da Anvisa também participaram de uma reunião na Casa Civil. Segundo eles, a pasta apresentou lacunas e dúvidas em relação às medidas de combate e prevenção à nova variante do vírus. As dúvidas foram respondidas em ofício, acompanhado de uma nota técnica, enviado na noite desta quarta à Casa Civil. No ofício, a agência reitera a necessidade de restrição de voos e da exigência de comprovante de vacinação para a entrada no Brasil.

O tema entrará em pauta em reunião extraordinária da diretoria na próxima semana.